ESP/CE sedia encontro da Rede de Laboratórios de Inovação do Ceará
26 de agosto de 2024 - 15:39 #escola de saúde pública do ceará #Rede de Laboratórios de Inovação do Ceará
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos e vídeo: Raiane Ferreira
Ao todo, oito órgãos públicos tiveram representantes na reunião
A Rede de Laboratórios de Inovação do Ceará (Colabs.CE) segue criando oportunidades para a troca de experiências e a consolidação do pacto entre as instituições públicas que integram o grupo.
Na última quinta-feira (22), ocorreu o segundo encontro da iniciativa, na sede da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em Fortaleza.
A agenda contou com representantes de sete órgãos participantes do colegiado, além da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Foram elas: Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH); Ministério Público do Ceará (MPCE); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Tribunal de Contas do Estado (TCE); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Justiça Federal do Ceará (JFCE); e Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris).
Para Karine Gurgel, coordenadora-geral do Íris, o evento possui um caráter estratégico. “Estamos muito felizes com a realização desses encontros, que são uma oportunidade para discutir pautas e soluções que melhorem a ambiência pública e foquem em políticas efetivas para facilitar a vida dos cearenses”, relatou.
Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia da ESP/CE, Sales Ávila, a reunião também foi uma oportunidade para o equipamento apresentar as contribuições que tem feito para o ecossistema da inovação em saúde. Veja:
Uma visita técnica guiada às instalações da instituição de ensino, incluindo o Centro de Inteligência em Saúde (Cisec) e o Centro de Simulação em Saúde (CSS), fez parte da programação
O Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE foi uma das paradas da visita técnica
Histórico
Desde 2021, a ESP/CE possui atribuições de um Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), podendo ampliar a captação de receitas provenientes das atividades executadas, melhorar a ambiência administrativa e promover ‘startups’ e outros empreendimentos em áreas de interesse no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).