Nova edição da revista científica “Cadernos ESP” destaca estudos sobre saúde coletiva

7 de agosto de 2024 - 15:29 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Arquivo Pessoal
Arte gráfica: Rafael Medeiros
Vídeo: Raiane Ferreira


De fluxo contínuo, periódico continua recebendo submissões de trabalhos até novembro

Editada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a revista científica “Cadernos ESP” ganhou um novo volume. Nele, o leitor encontrará mais de 30 produções, como artigos originais, reflexivos e de revisão; relatos de experiência, atualização e/ou inovação tecnológica.

Os trabalhos permeiam a saúde coletiva, abordando temas diversos. Entre eles o desenvolvimento de tecnologias móveis na área da Enfermagem e os tratamentos fisioterapêuticos relevantes nas sequelas pós-covid-19. 

Nara Naone (foto) é egressa da turma 9 da Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) da ESP/CE e submeteu ao periódico um relato de experiência escrito em parceria com outros pesquisadores, sobre a vivência do fisioterapeuta residente na Atenção Primária à Saúde (APS).

Desde a graduação, gosto de fazer pesquisas. E, como fiz minha residência pela ESP/CE, acho importante contribuir com meus estudos científicos para o crescimento da publicação mantida pela instituição onde me formei“, conta a autora

Pluralidade dos saberes

Nesta edição, a doutora em Educação e professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Zuleide Fernandes de Queiroz, assina o editorial, que destaca a valorização da pluralidade e da heterogeneidade dos saberes no estudo da saúde coletiva, considerando os conhecimentos produzidos pelas ciências  biomédicas  e sociais.  

Estamos tratando de uma área que, na sua natureza e raiz, se ancora em uma construção de saberes e práticas  educativas  para  além  do  saber  oficial. Tomando como referência a diversidade necessária para, na área de saúde, adentrar nas mais diversas interseccionalidades que hoje o estudo científico nos provoca, reflete Queiroz no texto.  

De fluxo contínuo, a revista recebe submissões de textos ao longo de todo o ano. Pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais de saúde podem enviar as produções, a partir da chamada que encontra-se aberta até novembro, via plataforma virtual

De acordo com a equipe editorial, esse formato viabiliza um impacto direto na sociedade científica, uma vez que os artigos são disponibilizados para publicação assim que finalizados, não necessariamente dependendo de um número mínimo para que novos trabalhos sejam adicionados nos fascículos digitais já disponíveis. 

A gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, Zilvanir Queiroz, enfatiza o papel que o projeto tem desempenhado na divulgação do conhecimento científico.

Reconhecendo a singularidade e a importância do conhecimento produzido regionalmente, a ‘Cadernos’ se estabeleceu como um veículo de comunicação essencial, proporcionando um espaço acessível e confiável para a disseminação de pesquisas e práticas relevantes para a comunidade em geral. Assista ao depoimento da gestora:

Pesquisa e Inovação em Saúde

Ainda neste mês, a equipe lançará um número especial sobre as pesquisas de Inovação em Saúde realizadas no âmbito da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Organizada por meio de chamada pública, a edição deve reunir 25 trabalhos. “Essa é uma edição pensada na intenção de valorizarmos a troca de ideias e a participação ativa da produção e divulgação científica no SUS do Ceará. Nosso propósito é estabelecer um espaço dedicado ao compartilhamento e à reflexão dos resultados de práticas acadêmicas, experiências profissionais na Saúde do estado”, acrescenta Zilvanir.

Cadernos ESP

Criada em 2005, pelo então Centro de Investigação Científica da ESP/CE, com o objetivo de divulgar a produção científica de forma crítica e reflexiva a partir do elo entre Educação, Tecnologia e Inovação, a Cadernos ESP é editada atualmente pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da autarquia estadual.

De janeiro a julho deste ano, o periódico soma mais de 85 mil visualizações e mantém uma média de 8 mil leitores que acessam a plataforma de leitura on-line de modo contínuo.