Programa de Pesquisa para o SUS: Saúde do Ceará promove círculo de diálogo de trabalhos sobre a atenção à saúde materno-infantil

28 de maio de 2024 - 11:33 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Kelly Garcia

Evento integrou teoria, métodos, experiências, saberes e práticas na construção de conhecimentos que possam melhorar a qualidade de vida da população

Com o objetivo de estimular o diálogo entre pesquisadores, gestores e profissionais de saúde na atenção às mães e crianças, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nessa segunda-feira (27), em Fortaleza, o “Círculo de Diálogo Temático de Pesquisa: a Atenção à Saúde Materno-Infantil em Foco”.

O objetivo foi integrar teoria, métodos, experiências, saberes e práticas na construção de conhecimentos que possam melhorar a qualidade de vida da população. A atividade ocorreu durante todo o dia e foi voltado aos pesquisadores da sétima edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS-CE) e de programas de pós-graduação, além dos gestores e dos profissionais de saúde.

Círculo de Diálogos foi voltado aos pesquisadores da sétima edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS-CE) e de programas de pós-graduação

Para a titular da Secretaria Executiva da Atenção Primária e de Políticas de Saúde, Vaudelice Mota, esse evento contribui para o crescimento, tanto dos gestores, como dos pesquisadores que atuam nessa área. “Queremos promover momentos de troca e diálogo entre os pesquisadores e gestores, para que possamos enriquecer ainda mais a assistência materno-infantil. É nessa troca de experiências que todos crescemos”, destaca.

De acordo com a orientadora da Célula de Gestão do Conhecimento e Pesquisa em Saúde da Sesa, Socorro Sousa, a intenção foi aliar a teoria às experiências, para assim melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados à população. “Queremos unir teoria, método e prática, para que um alimente o outro”, explica.

Entre os temas abordados, estiveram o parto e o nascimento e a saúde mental infantojuvenil e dos pais de crianças em tratamento do câncer no Ceará.

Ao fim do evento, os pesquisadores e gestores alinharam os encaminhamentos em um documento reunindo as discussões do dia, que serão somadas às discussões dos próximos encontros.

ESP/CE presente

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Sesa, foi uma das instituições que teve representantes na agenda. Participaram da programação membros da Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde (Dicit) da autarquia.