Pioneira no estado, Residência em Genética Médica tem turma-piloto aberta pela ESP/CE

15 de abril de 2024 - 16:02 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos: Daniel Araújo e arquivo pessoal
Vídeo: Raiane Ferreira

Novo programa iniciou as atividades neste mês de abril

O sonho de cuidar das pessoas, por meio da Medicina, sempre foi evidente para Liana Barbosa, 37. Filha de comerciantes e sem nenhum médico na família como inspiração, ela desbravou o próprio caminho em busca do cumprimento do desejo de infância.

“Passei para Odontologia, mas sabia que o sonho da Medicina ainda permanecia em meu coração. Então, tentei cinco vezes ingressar no curso e, na sexta tentativa, aos 24 anos, fui aprovada”, relembra.

Após formar-se, a médica começou a atuar de imediato na área, em postos de saúde e na Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), onde ficou por cinco anos. Ela também atendeu na Emergência Pediátrica do Hospital Regional de Sobral (HRN), também do Governo do Ceará, e em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Com a dedicação plena e a rotina intensa, fazer uma especialização ficou, por um tempo, fora dos planos da profissional. “Não me arrependo disso, pois durante esse tempo, além de exercer o que amo, que é o atendimento ao paciente, adquiri muita experiência”.

Atualmente, Barbosa é emergencista pediátrica na UPA do Conjunto Ceará, em Fortaleza, aos fins de semana, e nos hospitais e ambulatórios da Rede Sesa, a depender do cronograma mensal. Foi justamente nesse acompanhamento diário de famílias e crianças que surgiu o interesse pela genética.

“Durante os plantões, algumas crianças me chamavam atenção nas consultas, me desafiando a tentar encaixar as características delas em alguma síndrome. Outras vezes, conversava com mães sobre perdas gestacionais ou filhos que morreram com poucas horas de vida por má formação, porém sem diagnóstico específico. Via a necessidade de investigar, mas como médica de emergência ficava inviável. Isso me inquietava”, explica.

“Comecei a pensar na ideia de ser geneticista por esses motivos e, também,  por saber da carência de especialistas nessa área em todo o Brasil”, complementa.

Quando soube que a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Sesa, iria abrir vagas para a Residência de Genética Médica, Liana não pensou duas vezes e fez a inscrição para o processo seletivo, obtendo êxito no certame dias depois.

Do sonho à realidade

Para Ananda Arruda, 30, também aprovada no programa da autarquia, a vontade em fazer Medicina surgiu ainda no ensino médio. E ela pôde concretizar esse objetivo após passar no vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi lá, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, que a profissional teve o primeiro contato com os serviços de Genética Médica, ao investigar uma doença rara em um paciente.

“À época, a minha professora de Oftalmologia sugeriu que eu conseguisse um encaixe dessa paciente na Genética. Só então, após essa investigação, é que descobrimos que tratava-se de uma lipofuscinose ceróide neuronal tipo 11 (doença hereditária rara, que se manifesta tipicamente com a deterioração da visão). Esse, possivelmente, foi um dos primeiros casos diagnosticados comprovados no Brasil, em teste genético”, revela. 

Ouça o depoimento

 

Genética Médica 

As atividades formativas da nova Residência começaram neste mês de abril. No primeiro ano, as discentes terão acesso a conteúdos relacionados à Clínica Geral, à Pediatria e à Neurologia. Já a partir de 2025, a turma adentra à Genética Médica propriamente dita, além de passar por serviços especializados como ambulatórios de síndrome de Williams e de ataxias hereditárias, atuando em instituições parceiras que tenham casos de doenças raras e genéticas.

A médica e pesquisadora da área, Denise Carvalho de Andrade, que também é coordenadora do programa, traz mais detalhes. Veja no vídeo abaixo:

 

Resultado de articulação da Gerência de Residência Médica (Gremed) da ESP/CE com o Ministério da Saúde (MS), o programa de Genética Médica, primeiro do estado e o segundo do eixo Norte-Nordeste, teve lançamento em março passado, via edital extemporâneo.

“A nossa entrega tem o objetivo de qualificar a atenção e os cuidados com a saúde da população. Por isso, as novas vagas abrangem duas perspectivas: qualificar e ampliar o acesso”, explica a gestora da Gremed, Alciléa Carvalho.