Viver São José: HSJ lança nova edição de revista científica

14 de março de 2024 - 10:30 # # #

Assessoria de Comunicação do HJS
Texto e Fotos: Filipe Dutra


Revista Viver São José está disponível no site da instituição

Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançou a quarta edição da Revista Viver São José. Disponível de forma digital, a publicação traz como destaques um estudo sobre a Mpox, além de uma entrevista com o superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona, e a celebração de 20 anos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde.

A revista apresenta ainda um levantamento sobre a produção científica do HSJ nos últimos 20 anos, um reconhecimento do legado da ex-ouvidora Fátima Félix para o hospital e diversos artigos científicos sobre assuntos como cigarro eletrônico, perfil de pacientes com tuberculose, impacto da covid-19 no acompanhamento de pacientes com HIV, entre outros.

Toda a produção foi realizada por colaboradores do HSJ. Segundo uma das idealizadoras da revista, a médica infectologista e coordenadora de Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros, esta edição é mais um passo no processo de contribuir com a comunidade acadêmica e com a sociedade. “Estamos ainda no início: é como uma criança que nasce e, agora, começa a engatinhar, ganhar o mundo. Assim, seguimos no intuito de mostrar o que há de diferencial e humano na unidade”, destaca.


Melissa Medeiros, uma das idealizadoras da Revista Viver São José

O médico infectologista Luis Arthur Brasil Gadelha Farias integra o corpo editorial da Viver São José. Este exemplar é o primeiro em que ele sai da função de editor-júnior e passa a ser editor-geral. Para ele, o sentimento é de orgulho. “É muito bom poder participar da revista desde o início e agora como infectologista poder ajudar e dar continuidade a um produto tão belo, tão interessante e que, com certeza, se perpetuará”, ressalta.

A diretora técnica do HSJ, Ruth Maria Oliveira de Araújo, valorizou a mobilização do hospital para a produção da revista. “Há uma multiplicidade de assuntos abordados, como a garantia de direitos básicos aos pacientes, trazida para análise por profissionais do serviço social. Sem dúvida, é um material muito rico e que servirá de pesquisa e registro para a posteridade”, comenta.

Transmissão do conhecimento

Todas as edições da Viver São José trazem entrevistas exclusivas com personalidades de destaque na saúde pública do Ceará. O último convidado foi o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, que se mostrou honrado com a escolha. “Na verdade, não sabia que seria assim. Pensei que seria uma entrevista no meio de outras, mas fiquei tímido quando vi o tamanho do espaço”, brinca.

Entre os assuntos abordados pelo biólogo e doutor em Ciências Médicas, está a vacinação. “Temos uma população jovem que nunca viu de perto doenças que foram controladas pelas vacinas. Junto aos movimentos antivacina, isso tem contribuído para que as coberturas vacinais não estejam sendo alcançadas nos últimos anos. Esse cenário preocupa bastante e precisamos estar atentos”, diz.


Superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona, foi entrevistado desta edição

Pamplona concorda com a vasta oportunidade de conhecimento que o HSJ oferece. E elogia a iniciativa de se fazer uma revista para catalogar esta sabedoria: “Costumo dizer nas minhas aulas para alunos internos, residentes e alunos de pós-graduação que o HSJ é um meio de cultura. Tudo que quiserem estudar em doenças infecciosas podem procurar que tem lá. É um campo muito fértil para formação em pesquisa e ter a opção de uma publicação local facilita ainda mais. Imagino o trabalho que o hospital tem para conseguir publicar uma revista, mas certamente traz ainda mais respaldo para instituição. E os profissionais de saúde adoram; claro”, pontua.