Ouvidoria ESP/CE: Relatório de Gestão 2023 é divulgado

15 de fevereiro de 2024 - 15:31 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Deborah Muniz

Foram registradas, ao longo de 2023, 96 manifestações, englobando sugestões, reclamações, solicitações e denúncias

Com índice de 100% de resolutividade, o Relatório Anual de Gestão da Ouvidoria da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), referente ao ano de 2023, foi concluído e enviado à Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A medida age em cumprimento ao art 27, VIII do Decreto Estadual nº 33.485/2020.

Em posse do documento, a CGE realiza análises e aponta recomendações de aprimoramento, se necessário, além de compilar as informações para o Sistema Estadual de Ouvidoria.

De acordo com a Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da ESP/CE, setor responsável pela elaboração do relatório, a autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recebeu, ao longo do ano passado, 96 manifestações, englobando sugestões, reclamações, denúncias, elogios e solicitações. 

O número representa um acréscimo de aproximadamente 62,5%, se comparado a 2022, quando foram registradas 59 demandas.

A coordenadora da Ascoi, Dellane Emanuelle Pinheiro Gadelha Damasceno, explica que o principal objetivo da entrega é garantir a transparência dos indicadores anuais da Ouvidoria aos usuários da ESP. “Esse é um documento que contempla toda uma análise quantitativa e qualitativa das manifestações recebidas no ano anterior, com os requisitos definidos e coordenados pelo Sistema Estadual de Ouvidoria”, pontua.

Resultados

A exemplo da versão anterior, em 2023 a predominância de manifestações aconteceu por meio da internet, via Plataforma Ceará Transparente, acumulando um total de 76 acionamentos. Já pela Central de Telefonia 155 e por e-mail, foram contabilizados três e 15 registros, respectivamente.

O apurado do documento também mostra que 40,6% das demandas referem-se à reclamação dos serviços, 37,5% são solicitações, 14,5% são denúncias, 5,2% são elogios e 2% sugestões.

Confira o relatório na íntegra