ESP/CE inicia tratativas com Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para execução de projeto voltado à formação de profissionais de saúde

12 de janeiro de 2024 - 15:33 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Raiane Ferreira


 A expectativa é de que a ESP/CE fique responsável pelo gerenciamento e pela execução das atividades formativas, previstas para iniciar em 2025

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou, nessa quinta-feira (11), uma reunião com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado. O objetivo da agenda foi iniciar as articulações para a retomada do projeto Paulo Freire +Saúde.

Lançada em 2019, a iniciativa atua na formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Combate às Endemias (ACEs) em diferentes comunidades rurais do território cearense.

A expectativa é de que a ESP/CE, por meio da Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps), fique responsável pelo gerenciamento e pela execução das atividades formativas, previstas para iniciar no ano que vem. O modelo de seleção dos alunos, no entanto, ainda está sendo formatado.

Estiveram presentes no encontro, representando a instituição de ensino: Luciano Pamplona, superintendente; Suzyanne Barcelos, diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde; Vanessa Araújo, gerente de Educação Profissional em Saúde; e Elci Galvão, assessora jurídica.

A gestora da Dieps fala sobre o escopo do projeto e o perfil dos profissionais que devem participar dos treinamentos. Ouça:

 

Já a coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Rocicleide Ferreira, representou a SDA. Marcando a presença do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (Fida), compareceram ao encontro: Eliane Steiner, consultora; Marlene Prat, especialista em Nutrição; e Alexandra Teixeira, especialista em Gênero, Nutrição e Segurança Alimentar; além de Lorena Sancho, consultora da Agência Española de Cooperacion Internacional para El Desarrollo (AECID).

Em breve, um termo de cooperação técnica deve ser assinado, formalizando o trabalho conjunto das instituições.

Resultados e metas

A autarquia estadual já atuou como parceira do projeto em 2019, ao realizar a formação de aproximadamente 400 profissionais em 31 municípios.

Leia mais: Paulo Freire +Saúde ressignifica educação em saúde no Ceará

Ao longo deste ano, está prevista, ainda, uma série de oficinas para avaliar a experiência dessa primeira etapa da ação. 

Na próxima fase, intitulada Paulo Freire +Saúde 2, deve-se incluir a capacitação de profissionais de nível superior, além da aplicação de um eixo específico para Pesquisa em Saúde.

Paulo Freire +Saúde

Idealizado pela SDA, por meio de acordo realizado pelo Governo do Ceará com o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (Fida), o Paulo Freire +Saúde objetiva pensar estratégias de redução da pobreza e elevação do padrão de vida de agricultores familiares a partir de estratégias de inclusão e protagonismo social.

Alguns dos temas trabalhados no treinamento incluem: saúde mental e ambiental, uso de drogas; gênero, sexualidade; alimentação saudável; vigilância e controle das arboviroses.