Covid-19: ESP/CE oferta capacitação para profissionais da Vigilância Epidemiológica

20 de outubro de 2023 - 15:03 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos e Vídeo: Raiane Ferreira

Cerca de 30 profissionais participaram do Curso de Vigilância Epidemiológica da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), concluiu, nesta sexta-feira (20), as atividades da primeira turma do Curso de Vigilância Epidemiológica da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios.

Ao todo, participaram da capacitação cerca de 30 profissionais que atuam como assessores técnicos da Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Saúde de Fortaleza, Áreas Descentralizadas de Saúde dessa região e profissionais da Saúde Indígena do Ceará.

A formação, ofertada na modalidade semipresencial, foi idealizada a partir da necessidade de ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes desses trabalhadores para que eles possam aplicar as ações de saúde relacionadas a essas doenças em seus respectivos campos de prática.

A facilitadora do curso, Pâmela Linhares, explica que o projeto vai ao encontro da intenção de proporcionar aos participantes o contato com práticas de saúde reflexivas e propositivas, articuladas com a sociedade e que operem na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

“É fortalecendo a prática desses técnicos nos seus territórios que vamos antecipar futuras epidemias e pandemias. Somente provendo esse arcabouço teórico-prático é que vamos fortalecer a nossa vigilância epidemiológica do Ceará”, pontuou.

A enfermeira Camilla Veras participou da capacitação e fala sobre a experiência adquirida:

O curso

A iniciativa foi ofertada pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE e ocorreu em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa.