Campanha de Multivacinação é prorrogada até 31 de outubro no Ceará

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Ascom Casa Civil/ Levi Aguiar

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) continuará a atuação junto aos municípios do Estado para ampliar as ações da Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 31 de outubro. O Ceará contabilizou, até a última segunda-feira (16), a aplicação de 203.657 doses de vacinas em crianças e adolescentes menores de 15 anos durante a Campanha, realizada entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro. Somente no Dia D, em 7 de outubro, 93.318 imunizantes foram aplicados na população. Os dados foram repassados por secretarias municipais de Saúde de 170 municípios cearenses e consolidados pela Sesa.

A Campanha tem como objetivo atualizar a situação vacinal do público-alvo, ampliar a imunização e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas. Ao longo da mobilização, 326.405 cadernetas foram avaliadas e atualizadas por profissionais da saúde.

Partindo da aplicação de critérios e indicadores de eficácia, homogeneidade, oportunidade, simultaneidade e eficiência, conforme o microplanejamento local realizado pelos municípios, a Sesa recomenda o seguimento da mobilização para vacinação nas unidades básicas de saúde, nas ações extramuros (como escolas, comunidades rurais, dentre outras) e nas demais atividades complementares.

Além disso, considerando que o acompanhamento e a avaliação da execução das ações planejadas é muito importante para a identificação e a realização de intervenções oportunas, assim como para subsidiar a tomada de decisão, até o dia 31 de outubro, concomitante à continuidade das estratégias programadas durante a Campanha, a Secretaria recomenda a realização do Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC) nos 184 municípios do Estado, de acordo com a metodologia proposta pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Sesa (Coimu), Ana Karine Borges, estão sendo fornecidas nesta estratégia todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, além da vacina covid-19, de acordo com as indicações para cada faixa etária e situação vacinal encontrada.

“As baixas coberturas vacinais colocam o Estado sob o risco de reintrodução de doenças, exigindo assim a utilização de estratégias adicionais para o resgate de pessoas não vacinadas. As atividades realizadas durante a Campanha estão nos permitindo avaliar a vulnerabilidade dos territórios e ampliar o acesso ao imunizante para todo o público-alvo, pois buscamos criar ações estratégicas para a realidade de cada território”, explica.

Dia Nacional da Vacinação

O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro. A data tem como objetivo destacar a importância da vacinação na prevenção de doenças.

Durante a Campanha de Multivacinação, a Sesa tem como estratégia desenvolver ações articuladas e coordenadas para a recuperação das coberturas vacinais, fortalecer a priorização da vacinação com os gestores municipais, garantir a eficácia dos serviços de vacinação e enfrentar a hesitação vacinal. Além dos mais de 2.500 postos de vacinação no Ceará, para ampliar o atendimento em Fortaleza, a Sesa em parceria com as demais secretarias de governo, as unidades do Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana, Cidade Mais Infância e a Estação das Artes abriram aos sábados para atender ao público-alvo.

Todas as vacinas de rotina continuam disponíveis para o público-alvo da Campanha, sendo elas: BCG, hepatite A, hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), pneumocócica 10-valente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), vacina rotavírus humano (VRH), meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e menigocócica ACWY, além da vacina para covid-19.

Sesa teve como estratégia facilitar o acesso da população cearense aos locais de imunização disponibilizando mais de 2.500 salas de vacinação no Estado

Consolidação das doses de vacinas aplicadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação:

Menores de 6 anos: 111.630;
7 a 10 anos: 38.121;
11 a 14 anos: 53.906;
Totalizando 203.657 doses aplicadas.

Cadernetas avaliadas:

Menores de 6 anos: 169.329;
7 a 10 anos: 76.090;
11 a 14 anos: 80.986;
Totalizando 326.405 cadernetas avaliadas.