Registro Hospitalar de Câncer: ESP/CE capacita profissionais em Fortaleza

6 de outubro de 2023 - 16:18 # # # #

Texto: Daniel Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal


Capacitação da ESP/CE reuniu profissionais atuantes em hospitais com Registros Hospitalares de Câncer (RHC)

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), concluiu, nesta sexta-feira (6), as atividades do Curso Básico de Registrador de Câncer. A capacitação aconteceu de forma presencial em Fortaleza, reunindo 26 profissionais e gestores de saúde atuantes em hospitais com Registros Hospitalares de Câncer (RHC) do Estado.

Ao longo de cinco dias, os discentes puderam desenvolver competências necessárias para atuar como registradores nos sistemas de informações, acompanhando e avaliando a qualidade do trabalho realizado nas unidades de saúde.

O curso, coordenado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, contou com abordagens diversas, como a introdução à vigilância e às conceituações gerais do câncer; rotinas e procedimentos de registro da doença; atividades práticas a partir da realização de estudos de caso; e a construção de encaminhamentos para a atuação no campo do RHC.

O enfermeiro Fernando Filho atua como coordenador do Registro Hospitalar do Câncer na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Ele afirma que a capacitação foi essencial para o aperfeiçoamento de uma série de conceitos e práticas que, a partir de agora, poderão ser repassados diretamente aos sistemas presentes na unidade onde atua. Confira no vídeo:

Panorama

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 704 mil novos casos da doença no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. A capacitação dos registradores se torna, nesse contexto, essencial para o reforço dos serviços prestados na rede de saúde brasileira.