ESP/CE apresenta resultados de pesquisa sobre ocorrência de diabetes e hipertensão em população Tapeba

29 de setembro de 2023 - 11:27 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Fotos: Daniel Araújo

Explanação dos dados do estudo ocorreu durante seminário do PPSUS

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), apresentou, nesta quinta-feira (28), os resultados finais de uma pesquisa documental sobre a ocorrência da diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) em 14 comunidades do povo Tapeba em Caucaia, na Grande Fortaleza.

Coordenado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da autarquia, o estudo foi explanado durante o Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).

Nos últimos dois anos, os pesquisadores analisaram cerca de 600 fichas de saúde de indígenas cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) no período de 2010 a 2020. O levantamento aponta que pelo menos 22% dos pacientes analisados apresentavam tanto problemas relacionados à diabetes quanto à hipertensão. A maior ocorrência dos casos foi registrada em 2019 entre o público feminino residente no povoado de Jandaiguaba.

A coordenadora da pesquisa e colaboradora da Gepes, Lourdes dos Santos, destaca que a escolha pela construção desse banco de dados e o mapeamento de determinantes de saúde são fundamentais para a detecção e o tratamento precoce de doenças, bem como para a melhor tomada de decisão da gestão e dos profissionais de saúde em relação à problemática.

“O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que possam minorar e reduzir a pobreza dessas pessoas, uma vez que, nem sempre, elas têm as mesmas condições de vida que os restantes dos brasileiros”, destaca a pesquisadora.

LEIA MAIS: ESP/CE oferta capacitação e qualificação a profissionais indígenas

“A pesquisa de vocês leva na sua essência exatamente os preceitos perseguidos e defendidos pelo PPSUS, que é o de fazer com que a Ciência em Saúde seja revertida, de alguma forma, para a sociedade, por meio de resultados diretos e que impactam na realidade das pessoas”, ressaltou Luis Marques Campelo, representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Ceará.

Intitulado “Ocorrência de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Crônica na Saúde da População Indígena Tapeba em Caucaia-CE, de 2010 a 2020: análise epidemiológica”, o estudo deve ser disponibilizado na íntegra, em breve, no site da Cadernos ESP, revista científica da autarquia.

O PPSUS

As apresentações desta edição do PPSUS aconteceram em Fortaleza e foram abertas ao público. O evento contou com a exposição de 31 projetos aprovados na chamada 02/2020 da iniciativa e ocorreram por meio de áreas temáticas ligadas às linhas de pesquisa dos estudos. Já a análise dos projetos foi feita por pareceristas de diversas instituições de ensino e representantes da Sesa.

As apresentações desta edição do PPSUS aconteceram em Fortaleza e foram abertas ao público

Os projetos aprovados nesta chamada apoiam a execução de iniciativas destinadas a promover a formação de recursos humanos e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Ceará, no contexto dos atendimentos vinculados ao SUS.

A iniciativa é uma parceria entre a Funcap, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Ministério da Saúde (por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Comunidade Tapeba

Maior etnia indígena do Ceará, a comunidade Tapeba constitui grupos locais de tamanho, padrão de assentamento, densidade e localização distintos. Dentro da geografia do município de Caucaia, eles ocupam formas diferenciadas de apropriação dos recursos naturais, sendo basicamente extrativistas e sazonais.