Saúde do Ceará integra programação de Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

21 de setembro de 2023 - 09:30 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Kelly Garcia
Fotos: Elon Nepomuceno

Espaço da Sesa contará com diversas atividades para o público, vacinação e entrega de brindes

Com um estande temático, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participa do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), que acontece no Centro de Eventos do Ceará, de 20 a 23 de setembro.

A abertura oficial do evento aconteceu na noite dessa quarta-feira (20), reunindo várias autoridades em torno da temática Medicina de Família e Comunidade. No primeiro dia de programação, a Coordenadoria de Imunização (Coimu) divulgou as estratégias de vacinação do nosso Estado e o público participante pôde receber as vacinas de influenza e covid bivalente. Já a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental (Copom) distribuiu folders sobre a campanha Setembro Amarelo.

Vacinação aconteceu nessa quarta-feira (20), primeiro dia de evento

Até sábado (23), diversas outras atividades serão realizadas pela Sesa, no evento. Entre elas, a divulgação de informações sobre o Guia para Atendimento de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva, mostrando o funcionamento desse documento. Quem for até o estande também poderá ganhar brindes, como sachês com folhas de eucalipto, sabonetes de alecrim-pimenta e outros produtos fitoterápicos e conferir o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti.

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) também estará presente para divulgar as residências médicas, cujos processos seletivos se iniciam nesta quinta-feira (21), e a pesquisa em Saúde.

A secretária executiva de Políticas de Saúde, Vaudelice Mota, reforçou que a participação da Sesa no evento fortalece essa especialidade da Medicina de Família e Comunidade tão importante. “A proposta dessa especialidade é que as pessoas sejam atendidas nos seus territórios, em suas necessidades de Saúde. Ou seja, eles são responsáveis pelo cuidado das pessoas de forma integral. Por isso, a Secretaria da Saúde está gerenciando um estande na conferência, para fortalecer esse trabalho”.

Estante da Sesa estará presente nos quatro dias de evento

Sobre o Congresso

O Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade tem o objetivo de debater os avanços e desafios da atenção primária à saúde, incluindo formação profissional, políticas públicas e modelos de assistência que beneficiem a população.

Apesar de o público-alvo do encontro ser composto por médicas e médicos de família e comunidade, os organizadores pretendem acolher diversas categorias na área da saúde, além de movimentos populares.

Os temas abordados pertencem a seis eixos: Estratégia Saúde da Família: agora mais do que nunca; Técnico-Político – Sistemas e Políticas de Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde; Abordagem Centrada na Pessoa na MFC e na APS; Abordagem Familiar na MFC e na APS; Abordagem Comunitária na MFC e na APS; e Residência, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina da Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde.

O evento também contará com programação cultural, com expressões da cultura tradicional e ancestral (Povo Tapeba, Povo Pitaguary), expressões de matrizes africanas (afoxé, coco, samba, choro), além de diversas linguagens artísticas (música, gastronomia, artes cênicas, literatura, videodança, hip-hop, cultura digital).