ESP/CE partilha experiência no campo da Simulação em Saúde durante simpósio internacional

4 de setembro de 2023 - 15:19 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal

Assessor-chefe de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE, José Batista Tomaz, apresentou painel durante o evento

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participou da programação do IV Simpósio Internacional Einstein de Simulação em Saúde. A autarquia foi representada pelo assessor-chefe de Desenvolvimento Educacional, José Batista Tomaz.

Na ocasião, o gestor apresentou um painel sobre a prática integrada de ambientes virtuais de aprendizagem e participou de diferentes mesas temáticas do evento. De acordo com Batista, o convite foi estimulado principalmente em função do pioneirismo da ESP/CE na área da Telessimulação em Saúde.

“Foi uma oportunidade tanto para levarmos o nome da Escola em um encontro de nível internacional como também para apresentarmos algumas ideias nossas em relação ao que diz respeito ao desenho de currículos com a simulação”, detalha.

Simpósio

O IV Simpósio Internacional Einstein de Simulação ocorreu nos últimos dias 1º e 2 de setembro, na cidade de São Paulo. Realizado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, o evento foi composto por diferentes trilhas temáticas integrando ensino, avaliação, pesquisa e gestão dos processos de simulação em saúde.


Simpósio aconteceu nos dias 1º e 2 de setembro, em Brasília

Simulação na ESP/CE

Nos últimos anos, a ESP/CE tem investido e fomentado capacitações no campo da Simulação em Saúde, tanto para profissionais de formação técnica quanto para os de nível superior. Os cursos ofertados pelo equipamento compreendem treinamentos de habilidades direcionados ao Suporte Básico de Vida; à Paramentação e à Desparamentação; ao Aperfeiçoamento de Manejo do capacete Elmo; à Formação de Facilitadores em Simulação Clínica; entre outros.