ESP/CE apresenta Colegiado de Desenvolvimento Educacional; grupo será responsável pela atualização do PPP 2022

22 de março de 2022 - 15:54 # # #

Texto: Daniel Araújo | Fotos: Deborah Muniz

A equipe da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides) realizou nesta terça-feira (22) a apresentação do Colegiado para o Desenvolvimento Educacional (Codes). O grupo, formado por 21 profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (ESP/CE), terá como principal atribuição contribuir com a atualização, implantação e operacionalização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola.  

O superintendente Marcelo Alcantara acolheu os participantes e fez uma fala sobre a importância do desenvolvimento educacional para o andamento das atividades da instituição. O gestor citou a missão da autarquia no papel de qualificar a força de trabalho e fortalecer o sistema de saúde por meio da educação, inteligência, ciência, pesquisa e inovação.

“A missão da escola, sem dúvidas, está umbilicalmente relacionada à educação e à política. Ela traduz de uma maneira muito sintética o que a ESP se propõe a fazer nesses tempos novos que ela está vivendo. E o Projeto Político Pedagógico precisa estar atualizado, alinhado e totalmente antenado a esse processo”, destacou. 

Para o diretor de Desenvolvimento Educacional, Batista Tomaz, o colegiado é uma estratégia democrática, uma vez que envolverá a participação de todos os setores da ESP/CE. “Cada área que faz a educação na Escola tem um representante e ele deve se apropriar do nosso PPP porque essa é a principal função do colegiado. Todas as nossas linhas, diretrizes e princípios filosóficos e educacionais da ESP estão nesse documento”, reforça. 

Todos os profissionais do Codes foram indicados pelas diretorias e gerências que compõem a ESP/CE.

Todos os profissionais do Codes foram indicados pelas diretorias e gerências que compõem a ESP/CE. O grupo deve se reunir quinzenalmente e a expectativa é de que até o final de 2022, tanto a atualização do PPP, quanto outras demandas ligadas ao desenvolvimento educacional da instituição, possam ser apresentadas pelo grupo. 

PPP

Lançado de forma atualizada em 2021, o PPP da Escola tem como principal meta renovar o compromisso político-pedagógico da instituição no atendimento às demandas de formação profissional técnica e da educação permanente no campo da pesquisa, inovação e extensão dos trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde do Ceará.