ESP/CE forma mais uma turma do curso de Diagnóstico Parasitológico Humano de Doença de Chagas

31 de agosto de 2023 - 08:41 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Arquivo pessoal

A biomédica, Bruna Barbosa, ao centro da imagem (da esquerda para a direita), foi uma das participantes da capacitação

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), capacitou mais uma turma do curso básico de Diagnóstico Parasitológico Humano da Doença de Chagas. A formação aconteceu de forma híbrida em Iguatu, a 365 quilômetros de Fortaleza.

No primeiro dia, os participantes tiveram acesso à parte teórica de forma remota, depois o cronograma seguiu com atividades práticas no laboratório de microbiologia da Universidade Regional do Cariri (Urca).

De acordo com a coordenadora da capacitação, Erilaine Corpes, a iniciativa, que é realizada pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), foi destinada a farmacêuticos e biomédicos com atuação no município do Centro-Sul e em cidades da região do Cariri cearense.

“Há uma necessidade em capacitar esses profissionais que atuam em laboratórios municipais, policlínicas e hospitais dessa Região, para que possam realizar, de modo eficaz, o diagnóstico parasitológico da doença de Chagas em seus respectivos territórios, além de desenvolverem ações de vigilância no ambiente de trabalho”, explica.

Ampliando os conhecimentos

Para a biomédica, Bruna Barbosa, que também é pós-graduanda em Hematologia Clínica e coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Orós, a capacitação serviu para ampliar a visão dela em relação à doença.

Tivemos a oportunidade de aprofundar os nossos conhecimentos, alinhando os saberes científicos com a prática laboratorial. Agora, temos a missão de fortalecer a vigilância dessa patologia”, reflete.

O curso básico ocorreu entre os últimos dias 21 e 25 de agosto. As vagas foram destinadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS) Cariri e preenchidas de acordo com a necessidade dos municípios que recebem as análises dos exames de doenças de Chagas.

Doença de Chagas

Transmitida, principalmente, por meio do inseto “barbeiro”, protozoário denominado Trypanosoma cruzi, a doença de Chagas apresenta alguns sintomas como febre, crescimento do baço e do fígado, aparecimento de gânglios e alterações elétricas do coração ou inflamação das meninges em casos graves.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a transmissão da doença se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada.