Suporte Básico de Vida: ESP/CE conclui ciclo de treinamentos em Itaitinga

10 de agosto de 2023 - 09:25 # # # # # #

Texto: Assessoria de Comunicação da ESP/CE (com informações da Prefeitura de Itaitinga)
Foto: Oséias Targino (Ascom - Prefeitura de Itaitinga)

Mais de 80 profissionais de saúde foram contemplados pelas capacitações

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu o ciclo de treinamentos em Suporte Básico de Vida (SBV) no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Ao todo, 83 profissionais das Atenções Básica e Especializada de Saúde foram contemplados pela iniciativa, que é fruto de parceria entre o equipamento e a Secretaria Municipal de Saúde.

O grupo teve acesso a conteúdos teóricos, por meio da plataforma ESPVirtual, e a um módulo prático presencial com a equipe do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE (foto). As atividades ocorreram entre o mês passado e a última terça-feira (8).

Leia também: ESP/CE inicia ciclo de cursos itinerantes na Região Metropolitana de Fortaleza; meta é capacitar 300 profissionais até setembro

O que é

O SBV trata-se de um protocolo padronizado, que prioriza a abertura das vias aéreas e a manutenção da circulação e da respiração sem o uso de equipamentos. É a primeira medida a ser tomada no caso de uma parada cardiorrespiratória e seu início precoce determina as chances de sobrevivência do indivíduo.