ESP/CE inicia nova turma de curso para orientar profissionais no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

22 de junho de 2023 - 16:22 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:Daniel Araújo
Arte gráfica: Deborah Muniz

Orientada pelas diretrizes que estabelecem os direitos das crianças e adolescentes como prioridades na execução das políticas públicas, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou, nessa quarta-feira (21), uma nova turma do curso Rede de Proteção à Infância e Adolescência em Situação de Violência.

O projeto tem como objetivo capacitar a força de trabalho, aprimorando atitudes, habilidades e competências com foco no cuidado integrado, intersetorial e multidisciplinar a crianças e adolescentes em situação de violência, de modo que os alunos possam atuar nos eixos do sistema de garantia de direitos.

Ofertada pela ESP em parceria com a Sesa e a Secretaria de Proteção Social (SPS) do Governo do Ceará, a capacitação é voltada prioritariamente para os profissionais que compõem a Rede de Proteção no Estado e atuam diretamente nas esferas da prevenção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Realizada na modalidade on-line, a formação tem carga horária de 60 horas/aula e reúne cerca de 250 participantes entre enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, além de trabalhadores atuantes nas áreas da Justiça e Educação. Grande parte deles vem das gestões municipais de São Luís do Curu, Ipaumirim, Umari, Pentecoste, Pacujá e Chaval.

De acordo com o coordenador do curso, Joelson Alves, a capacitação oportuniza que esses profissionais entrem em contato com aspectos conceituais e sensibilizadores no exercício cotidiano do seu trabalho. “Durante esse processo, eles podem aprimorar suas expertises na área para atuar nos sistemas de garantias de direitos de modo intersetorial e multidisciplinar e refletir sobre a sua própria atuação, seja direta ou indiretamente, em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, ressalta.

A ESP/CE ofertará, também, uma turma extra, além das seis disponibilizadas, para profissionais integrantes do Programa Mais Infância Ceará. “A SPS achou importante que esses ‘agentes Mais Infância’ entrassem em contato com os conteúdos propostos e, consequentemente, identificassem possíveis sinais de violência presentes nas famílias assistidas por eles”, acrescenta Alves.

Proteção à Infância e Adolescência

A iniciativa do curso Rede de Proteção à Infância e Adolescência em Situação de Violência foi lançada em novembro de 2021. Desde então, cerca de 400 profissionais já foram capacitados no tema em diversas regiões do Ceará.

Desde seu lançamento, o projeto tem visado a construção de novas abordagens focadas no cuidado ampliado, superando o isolamento das práticas profissionais, fortalecendo a rede, a fim de promover o atendimento integral preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Rede de Proteção

A Rede de Proteção é o conjunto de entidades, profissionais e instituições que atuam para garantir apoio e resguardar os direitos de crianças e adolescentes no Brasil. O grupo é geralmente composto por representantes da sociedade civil e do poder público como conselheiros tutelares e da Infância e do Adolescente, promotores e juízes das Varas da Infância e Juventude e defensores públicos.