ESP/CE projeta capacitar mais de 350 residentes multiprofissionais em técnicas de Suporte Básico de Vida em 2023

5 de junho de 2023 - 07:50 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira

Durante a formação, os alunos realizam treinamentos com uso da ferramenta de Simulação em Saúde

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou um novo ciclo de capacitações do projeto de Introdução ao Suporte Básico de Vida. De acordo com o Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia, equipamento responsável pela iniciativa, a expectativa é contemplar mais de 350 residentes do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti), até o próximo mês de dezembro.

Curso Introdutório ao Suporte Básico de Vida objetiva desenvolver habilidades em torno do suporte básico de vida cardiopulmonar, com foco em parada cardiorrespiratória (PCR), no uso de desfibrilador externo automático (DEA) – equipamento desenvolvido para restaurar o ritmo normal do coração – e na aplicação de técnicas da manobra de desobstrução de via aérea por corpo estranho.

Durante a formação, os discentes participam de atividades em ambiente virtual, de modo assíncrono, e realizam treinamentos com uso da ferramenta de Simulação em Saúde. A carga horária é de 20 horas.

O projeto, que conta com a consultoria especializada da equipe do Centro de Simulação Realística Albert Einstein, pertencente à Diretoria de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein, busca, também, contribuir no processo de aprendizagem e qualificação prevista na matriz curricular do programa de Residência, seja pelo manejo do Suporte Básico de Vida ou da metodologia da simulação em saúde. Lançado em outubro de 2022, o curso já capacitou mais de 100 profissionais entre residentes e supervisores  da Resmulti.

Centro de Simulação em Saúde

O projeto de implantação do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE foi lançado em junho de 2022. Ao longo do primeiro ano de atuação, o equipamento já capacitou mais de mil profissionais de saúde no Ceará.

Grande parte dos cursos ofertados pelo equipamento compreende treinamentos de habilidades direcionados ao suporte básico de vida; à paramentação e à desparamentação; ao aperfeiçoamento de manejo do capacete Elmo; à formação de facilitadores em simulação clínica, dentre outras.

O escopo de formações também inclui as seguintes formações: Curso Introdutório às Boas Práticas de DebriefingCurso Introdutório à TelessimulaçãoCurso Introdutório à Comunicação de Más Notícias; e Curso Introdutório à Elaboração de Cenários.