Saúde do Ceará promove palestra gratuita sobre medicina milenar indiana; inscrições são gratuitas

31 de maio de 2023 - 08:04 # # #

Texto: Daniel Araújo | Arte gráfica: Deborah Muniz

Atualizada em 07 de junho de 2023

A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará, nesta quarta-feira (7), uma palestra gratuita com o médico indiano e consultor de Saúde Internacional, Guarav Davee. O especialista discutirá sobre as especificidades e os princípios básicos da medicina clássica Ayurveda.

A prática, desenvolvida na Índia há aproximadamente cinco mil anos, pode ser entendida como conhecimento, ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza, objetivando alcançar a felicidade.

De acordo com a Diretoria de Educação e Extensão da ESP/CE que, junto à pasta estadual, está responsável pela vinda do especialista ao Ceará, a ideia é que a iniciativa se estenda para a toda a sociedade civil, promovendo a ampliação de debates e as trocas de saberes acerca das metodologias de saúde indiana e brasileira.

“Ações como essa são de suma importância para saúde da comunidade, porque o conhecimento, a informação e essa troca de saberes é muito válida para o autocuidado e a promoção da saúde, de modo geral”, complementa Luciana Rocha, gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE.

Qualquer pessoa interessada na temática pode participar da atividade, que acontecerá na sede da ESP/CE, a partir de 16h. As inscrições estão abertas e seguem até 6 de junho, via formulário virtual. As vagas, no entanto, estarão limitadas à capacidade de lotação do auditório: 250 pessoas.

Sobre Gaurav Davee

Médico indiano vindo de uma linhagem familiar de 300 anos de tradição, Gaurav Davee, possui bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurveda pela Faculdade B. S. D. T. de Ayurveda com filiação à Universidade Maharashtra de Ciências da Saúde. Ao longo dos últimos 13 anos de atuação, tratou mais de 10 mil pacientes na Índia e aproximadamente 1 mil em outras partes do mundo. É consultor e palestrante no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, Reino Unido, México, Turquia e Dubai.

Medicina milenar

A palavra sânscrita Ayurveda significa literalmente o conhecimento (veda) da longevidade (ayus). Seus dois objetivos principais são preservar e promover a saúde das pessoas saudáveis e curar as doenças dos pacientes enfermos. Nesta filosofia, a pessoa pode não ter uma doença propriamente dita mas também não estar saudável, pois a saúde depende de uma integração corpo-mente-espírito.

Serviço

Palestra gratuita – Como ganhar mais saúde com Ayurveda
Quarta-feira (7), 16h
Inscreva-se