ESP/CE realiza cineclube sobre causas, consequências e soluções para a violência escolar; evento gratuito acontece na quarta (31)

26 de maio de 2023 - 14:32 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

Buscando promover a reflexão e o engajamento de diferentes atores da sociedade em pautas de relevância para o bem comum, o Cine Besp, iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), retomará suas atividades na próxima quarta-feira (31), às 9h. Para a edição que marca a estreia do calendário 2023 do projeto, o tema escolhido foi a violência escolar, com suas causas, consequências e soluções.

Como pano de fundo para o debate, haverá a exibição do curta-metragem brasileiro O menino das estrelas (2019), que conta a história de Benji, garoto do sétimo ano do Ensino Fundamental que sofre bullying na escola onde estuda. A escolha do título foi feita pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da ESP/CE, setor que coordena o cineclube.

O encontro, aberto ao público e gratuito, terá como convidada a educadora Virgínia Vilagran Pinheiro. Mestra em Educação, a profissional atua como professora na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck, em Fortaleza. Já a mediação será da bolsista da ESP/CE e realizadora audiovisual, Raiane Ferreira.

As pessoas interessadas em participar do evento já podem realizar a inscrição por meio da plataforma Even3.

Segurança nas escolas

Empenhado em combater o pânico e ser efetivo na prevenção da violência no contexto das escolas cearenses, o Governo do Ceará lançou, em abril deste ano, uma cartilha de orientações para a prevenção e combate da violência dentro do ambiente escolar. O documento traz uma série de orientações para a comunidade escolar sobre como agir em uma eventual situações de risco.

“Cine Besp”
Quando: quarta-feira (31), às 9h
Onde: Biblioteca da Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles, Fortaleza)
Evento gratuito e aberto ao público