Saúde do Ceará inicia série de oficinas de atenção à pessoa com transtornos mentais em conflito com a lei

17 de maio de 2023 - 14:41 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira e Deborah Muniz

Profissionais de 44 municípios cearenses participam do ciclo de oficinas que segue até 13 de junho

Para discutir a possibilidade de construção de um itinerário de cuidado ligado à rede de atenção psicossocial à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP), iniciaram nesta terça-feira (16) um ciclo de oficinas sobre o tema. 

Ao longo de todo o dia, profissionais que atuam na área da Saúde, Segurança Pública e Justiça estiveram reunidos na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Sesa, para apresentações temáticas, mesas-redondas, exposições dialogadas e oficinas, pautadas na assistência às pessoas privadas de liberdade.

O gerente técnico da Área de Saúde Prisional da Sesa, João Neto, explica que o encontro tem uma proposta de trabalho intersetorial, composta por diferentes atores sociais de 44 municípios cearenses. “Queremos, junto com as diversas superintendências da Regiões de Saúde do Estado, fazer essa articulação com a rede e desenhar esses fluxos de atendimento da rede de cuidado psicossocial aqui do Ceará”, afirma.

Os profissionais iniciaram os trabalhos do encontro por meio da apresentação de uma mesa temática sobre os desafios do cuidado à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei e da importância dos distintos cenários previstos no processo de desinstitucionalização. A agenda contou com a participação de representantes da Sesa, da SAP, da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, e do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. 

A oficina foi estruturada em dois momentos. O primeiro foi marcado pela divisão em grupos compostos por participantes de municípios distintos. Em seguida, foram discutidas as questões norteadoras sobre o modo como essas localidades têm se organizado para atender às pessoas com transtornos mentais, quais os serviços de saúde mental existentes nos municípios e como essas políticas têm sido pensadas em alinhamento com a lei.

Agenda de trabalho

As oficinas seguirão uma agenda de trabalhos nos dias 23 e 30 de maio e 13 de junho. Os encontros englobam apresentações das Superintendências das Regiões de Fortaleza, Sertão Central, Região do Litoral Leste/Jaguaribe, Região do Cariri e Região Norte. Todas as oficinas ocorrerão na sede da ESP/CE no período da manhã e da tarde.