Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE realiza capacitação de residentes médicos de Ginecologia e Obstetrícia

11 de maio de 2023 - 16:26 # # # #

Texto: Daniel Araújo Foto: Divulgação

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou nesta quarta-feira (10) um treinamento de simulação realística com um grupo de residentes e tutores do programa de Ginecologia e Obstetrícia da Residência Médica (RM). A atividade foi conduzida pela equipe da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides) em parceria com o programa de residência e ocorreu no Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia estadual. 

A coordenadora do Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da ESP/CE, Liduina Rocha, explica que o treinamento com foco na simulação de ambientes e situações reais de trabalho na saúde é fundamental para o aperfeiçoamento de habilidades e técnicas desses futuros médicos e médicas. 

Existe uma construção cultural histórica que precisa ser modificada. Trazer esses profissionais para um cenário onde eles podem repetir a técnica mas também podem mudar atitudes é muito importante para a construção dessa nova cultura e para a mudança dos paradigmas da assistência obstétrica, não só na prática da Residência, mas principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta. 

A coordenadora explica que o ciclo de capacitação tem duração de até um ano. O cronograma de atividades divide-se em dois eixos, sendo um teórico e outro prático. A cada semana, as turmas de Ginecologia e Obstetrícia da Resmed se revezam na participação dos treinamentos.   

O residente Guthyello Mendonça, um dos alunos, afirma que o treinamento pautado no uso da metodologia da simulação se torna fundamental para a prática cotidiana do médico. “Esse é um diferencial que a ESP/CE traz em relação às demais residências. A possibilidade de vivenciarmos vários cenários em situações de diferentes graus de complexidades”, afirma.

O CSS

Lançado em junho de 2022, o projeto do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE conta com consultoria do Ensino Einstein e tem realizado, ao longo de 2023, uma série de cursos, treinamentos e oficinas voltadas para o desenvolvimento de docentes na área da simulação. Anualmente, o equipamento projeta a capacitação de até  9.600 profissionais, impactando diretamente na melhoria de serviços da rede de saúde cearense.