Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE organiza programação de capacitações

23 de março de 2023 - 15:50 # # # # #

Texto: Juliana Marques | Foto: Raiane Ferreira


                              Cerca de 89 profissionais da Saúde, divididos em nove turmas, já foram contemplados

Uma série de cursos, treinamentos e oficinas voltada para o desenvolvimento de docentes na área da simulação está em fase de planejamento para que seja disponibilizada ainda no primeiro semestre de 2023.

As capacitações são idealizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Dides), da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Na programação, estão os cursos de Boas Práticas de The BriefingBásico de Telessimulação e Introdutório de Elaboração de Cenário de Simulação.

“São formações que trabalham um dos nossos indicadores, o de desenvolvimento dos docentes, seja um preceptor, um facilitador ou um conteudista. Queremos que eles tenham o domínio total das nossas metodologias de simulação”, explica o gerente do Centro de Simulação em Saúde da ESP/CE, Rafael Dantas.

A metodologia da simulação possui diversas modalidades. A expectativa é de que a Escola possa disponibilizar aos docentes os distintos cenários de atuação, favorecendo a aprendizagem significativa de seus alunos.

Suporte Básico de Vida

Em parceria com a Diretoria de Educação e Extensão (Deduc), como gestora acadêmica, a Dides também realiza, desde de 2022, o curso Suporte Básico de Vida, com ênfase na simulação, para a Residência Médica da ESP/CE. A parceria objetiva contribuir com a formação complementar dos alunos. Até o momento, 89 profissionais, divididos em nove turmas, passaram pelas capacitações.

Segundo Dantas, o curso é um importante complemento para a residência e traz técnicas indispensáveis que podem ser aplicadas para além dos contextos hospitalares. “São ensinamentos fundamentais, afinal, uma emergência de parada cardiorrespiratória ou engasgo, por exemplo, pode ocorrer em qualquer lugar, e eles precisam estar aptos para ajudar os pacientes até a chegada do suporte especializado”, pontua.

Para a psicóloga Janaína Sampaio, participante da edição do curso de 2022, entender os primeiros socorros foi uma oportunidade valiosa. “Onde eu moro, a assistência médica não é imediata, devido à distância entre as zonas urbana e rural. Então, foi de extrema importância aprimorar os meus conhecimentos”, avalia.

Além do curso básico, a capacitação em Suporte Avançado de Vida (adulto e pediátrico) está em planejamento pela Deduc. Já a operacionalização e a logística com base na metodologia da simulação serão de responsabilidade da Dides.

Consultoria Einstein

Os dois cursos de suporte à vida foram uma construção coletiva educativa junto ao Núcleo de Ensino Einstein, que, desde de junho de 2022, faz a consultoria da implantação do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia.

Veja a apresentação do Centro de Simulação

 

A consultoria engloba a realização de um acompanhamento especializado com foco no aperfeiçoamento dos cursos oferecidos e da reformulação do espaço físico do CSS, localizado no prédio anexo à Escola, em Fortaleza.

A projeção é ampliar as capacitações ofertadas e atender até 9.600 profissionais anualmente, impactando diretamente na melhoria de serviços da rede da Saúde do Ceará.