ESP/CE ofertará Residência de Medicina do Esporte em caráter pioneiro no estado do Ceará

10 de maio de 2023 - 16:01 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE | Texto: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ofertará, em caráter pioneiro no Estado, a especialidade de Medicina do Esporte, dentro do Programa de Residência Médica em Rede (Resmed).

A expectativa é que as vagas estejam disponíveis ainda neste primeiro semestre de 2023. O edital da seleção extemporânea já está disponível na página do Programa de Apoio às Residências de Saúde (Ares-UFC).

Atualmente, em todo o Brasil, apenas as regiões Sul e Sudeste contam com instituições que ofertam residências em Medicina Esportiva. Ao todo, sete unidades e institutos de saúde em São Paulo e no Rio Grande do Sul mantêm a modalidade disponível. O Ceará se torna, portanto, o primeiro estado do Norte e Nordeste a ofertar a especialidade.

As inscrições para a seleção extraordinária devem ser abertas entre 22 e 24 deste mês de maio. De acordo com informações da equipe pedagógica do Programa de Residência Médica da ESP/CE, serão criadas, ao todo, duas vagas para a Residência Médica de Medicina Esportiva.

A gerente de Pós-graduação em Saúde da autarquia estadual, Alciléa Carvalho, explica que a residência deverá ser realizada em parceria com o Centro de Formação Olímpica e Paralímpica (CFOP).

“Todos os médicos graduados dentro da exigência de cada perfil poderão participar da seleção. Por exemplo, na Medicina de Emergência, que é feita por acesso direto, basta o profissional ter a graduação concluída para o ingresso. Para o requisito de ‘anos adicionais’, não teremos vagas neste perfil disponíveis, no momento”, ressalta a gestora.

Ainda segundo Alciléa, os diálogos com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) para a criação dessa especialidade pela ESP/CE tiveram início em junho de 2022. O processo foi aprovado em janeiro de 2023 pela Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.

Residência Médica da ESP/CE

A Residência Médica (RM) da ESP/CE foi instituída por Decreto Federal em setembro de 1977. Durante o processo formativo, o graduado em Medicina desenvolve um treinamento em serviço, composto por 2.880 horas anuais em uma determinada especialidade, previamente, escolhida e, progressivamente, adquire competências para o exercício profissional qualificado.

Nos programas vinculados à Escola, a aprendizagem ocorre nas instituições de saúde da Sesa sob supervisão de profissionais vinculados aos serviços e possuidores de reconhecida competência técnica e ética aos quais denominamos preceptores.