Saúde do Ceará amplia dose de reforço bivalente para a população a partir de 18 anos

25 de abril de 2023 - 14:36 # # # # #

Texto: Kelly Garcia (Ascom - Sesa) | Foto: Carlos Gibaja (Casa Civil)


A dose é indicada para todos aqueles com 18 anos de idade ou mais que tenham completado ao menos o esquema primário (D1 e D2), obedecendo ao intervalo mínimo de quatro meses da última aplicação

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) amplia, a partir desta terça-feira (25), a vacinação com a dose bivalente de reforço contra a covid-19 para toda a população com 18 anos ou mais. Até então, somente pessoas pertencentes a alguns grupos prioritários estavam elegíveis para receber o imunizante. A medida segue orientação do Ministério da Saúde (MS), por meio de nota técnica publicada nessa segunda-feira (24).

Segundo a articuladora de Imunização da pasta, Ana Karine Borges, é importante que todos nessa faixa etária busquem as unidades de saúde para receber a vacina. A dose bivalente protege contra as novas cepas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron.

“Todos os municípios foram contemplados e possuem estoque do imunobiológico. Então, procure a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa. As vacinas são seguras e eficazes, principalmente para proteger a população contra as formas graves da doença e suas complicações”, recomenda Borges.

reforço bivalente é indicado para todos aqueles com 18 anos de idade ou mais que tenham completado ao menos o esquema primário (D1 e D2), obedecendo ao intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida.

Até o dia 24 de abril, 43% das doses distribuídas aos 184 municípios cearenses foram aplicadas, alcançando 23% de cobertura vacinal nos grupos prioritários.

A administração das doses do reforço bivalente no Estado começou no último dia 27 de fevereiro. Até o momento, foram recebidas 1.329.960 vacinas. Do total, 1.152.186 já foram direcionadas aos municípios e 492.299, aplicadas.

Intervalo diante de sintomas gripais

O reforço bivalente Pfizer/Comirnaty contém uma mistura de cepas do coronavírus – a original e as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5. Este imunizante integra a segunda geração de vacinas contra a doença.

De acordo com Ana Karine Borges, os imunobiológicos monovalentes contra a covid-19 permanecerão sendo distribuídos, contemplando a população com idade inferior a 18 anos e aqueles que não concluíram o esquema primário com as duas doses iniciais.

Diante de sintomas gripais, o intervalo recomendado para se vacinar – bivalente e monovalente – é de quatro semanas.

Vacinação contra a gripe

De forma simultânea, o Ceará está vacinando contra a gripe alguns públicos-alvo. A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio em todo o território.