Saúde do Ceará reafirma compromisso com a população cearense durante participação no XX Congresso do Cosems

24 de abril de 2023 - 16:38 # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reafirmou seu compromisso com alguns dos temas mais emergentes na área ao longo dos três dias de atividades do XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE). O evento, que aconteceu de 20 a 22 de abril, reuniu cerca de 500 pessoas entre estudantes, profissionais da saúde e gestores de todo o Brasil. 

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, participou nos dois primeiros dias do encontro e ressaltou a responsabilidade da pasta na preservação das vidas dos cearenses por meio de importantes eixos como a imunização, atenção e gestão à Saúde. 

Vamos ser referência de vacinação, vamos ser referência da Atenção Primária e no que a gente puder dar de melhor para a população cearense. Porque não acredito que qualquer pessoa que esteja em cargo de gestão ou trabalhando como profissional de saúde não tenha uma grande missão que seja transformar a vida das pessoas”, afirmou. 

Durante a programação, a Sesa esteve  presente com um estande distribuindo e apresentando materiais educativos sobre campanhas de vacinação, treinamento em Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará); balanço da cobertura vacinal no estado do Ceará, experiências do Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Sesa, e informando acerca da Rede de Assistência à Saúde do Ceará. 

O coordenador do Núcleo de Ensino às Urgências do Samu, Yury Tavares, explica que o foco do serviço durante o congresso, foi compartilhar parte das práticas de treinamento em educação de primeiros socorros com os presentes. “Essa é uma troca de experiência positiva. É uma oportunidade de a sociedade conhecer mais de perto nosso trabalho e perceber nossas qualidades por meio dessas práticas”, completou o gestor, enfatizando os treinamentos com foco na Atenção Básica e Secundária de Saúde.

A titular da secretaria também destacou, aos gestores da saúde presentes no congresso, o protagonismo do povo cearense no alcance de objetivos em comum. “São vocês, as pessoas, o diferencial do Ceará. Tenho muita esperança que a gente consiga alcançar essas metas. E contem com a Sesa enquanto um grande parceiro. Juntos, somos um time para vencer”, finalizou a gestora. 

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues também esteve alinhada a esses objetivos, ao cumprir uma intensa agenda de atividades dentro da programação do evento. Ao longo dos três dias de congresso, a autarquia estadual vinculada à Sesa, apresentou aos gestores, profissionais da saúde e à sociedade,  tudo o que ela tem feito para potencializar, ainda mais, o Sistema Único de Saúde (SUS) Estado.

Quem passou pela estande, pôde conferir as atividades desenvolvidas pela ESP nas áreas da Educação e Pesquisa em Saúde; Inovação e Tecnologias; Gestão em Saúde; Avaliações e Seleções. 

O superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, comentou sobre como a instituição foi, durante sua participação no congresso, um espaço plural de diálogo e prospecção de parcerias no campo da saúde cearense. “Essa é uma relação que precisa ser ampliada a cada dia e é para esse público, e para esses profissionais, que a gente trabalha e se qualifica todos os dias”, destacou Pamplona. 

O congresso 

Chegado em sua vigésima edição, o Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará teve como tema central: “Regionalização como Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção”. O evento reuniu congressistas e diferentes instâncias da saúde pública e privada de todo o país. Os debates englobaram  a realização de mesas temáticas, oficinas, networking em feiras de estandes, áreas de convivência e por meio de apresentações da Mostra Ceará Aqui tem SUS.