Covid-19 e gripe: “Dia D” estimula a ampliação da cobertura vacinal no Ceará

17 de abril de 2023 - 07:41 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil | Texto: Camila Freitas | Fotos: José Wagner/Casa Civil e Cláudio Rocha/SPS

 Unidades do Vapt Vupt na Capital e no Interior recebem, neste sábado (15), público prioritário para as vacinas contra gripe e covid-19

Ana Lopes tem 80 anos e não perde uma campanha de vacinação: “Sempre que tem vacina eu venho tomar e reforço com minha família. Lá em casa não fica ninguém sem se vacinar”.

A dona de casa Leane da Silva, mãe de Heitor, de 4 anos, busca estar sempre em dia com a saúde do filho. “A escola nos avisou por mensagem que hoje teria o ‘Dia D’, então, resolvi trazê-lo logo para não deixar para depois”, ensina.

Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias já podem se vacinar contra a gripe

Assim como elas, quem faz parte dos grupos prioritários para a imunização pôde procurar, neste sábado (15), as unidades do Vapt Vupt em Fortaleza e no Interior. Na Capital, os equipamentos situados nos bairros Antônio Bezerra e Messejana funcionaram das 8h às 16h. No Papicu, no Shopping RioMar, as atividades seguiram das 10h às 16h. Em Sobral, o mutirão foi realizado das 8h às 12h; em Juazeiro do Norte, das 8h às 16h.


As cinco unidades estaduais dos centros de serviços do Vapt Vupt abriram neste sábado (15) exclusivamente para o “Dia D” de vacinação contra a gripe e a covid-19

A ação, uma parceria entre as Secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS), é inédita no Estado e buscou aumentar a adesão à vacinação. A campanha prossegue nas unidades básicas de saúde dos 184 municípios cearenses.

Para receber as vacinas contra a influenza (gripe) e a covid-19 (reforço bivalente), é necessário apresentar RG e documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. O reforço com a bivalente requer ter completado ao menos o esquema básico, com duas doses comuns (monovalentes) do imunizante e intervalo de, no mínimo, quatro meses.


Governadora em exercício, Jade Romero, e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, estiveram presentes na abertura da campanha, no Vapt Vupt de Messejana, em Fortaleza

Durante a abertura da campanha, no Vapt Vupt de Messejana, a governadora em exercício Jade Romero enfatizou a relevância da iniciativa. “A gente tem de ampliar essa vacinação, deixando a estratégia mais perto das pessoas, né? Aqui no Vapt Vupt existe uma relação com todo o entorno. As pessoas conhecem como serviço de excelência para a retirada de documentos, para a resolução de problemas do dia a dia, então, é importante também que a gente possa utilizar esses equipamentos para fazer essa aproximação com a sociedade e, assim, atingir o nosso objetivo: vacinar o maior número de pessoas possível”.

O “Dia D” estadual foi definido na última reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, em março, como uma forma de proteger a população do aumento de casos de doenças respiratórias sazonais, comuns na quadra chuvosa. “Hoje é um grande dia de iniciativa do Governo do Ceará para estimular tanto a população como os municípios a convocar as pessoas. A cobertura vacinal ainda está muito baixa tanto pra a proteção da influenza como da covid-19, e a gente precisa criar formas alternativas para a população, para que as pessoas possam vir se vacinar”, destaca a titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho.

Público-alvo da campanha foi definido pelo Ministério da Saúde

A campanha de imunização contra a influenza no Ceará começou no último dia 27 de março e a vacinação com a dose bivalente contra a covid-19, em 27 de fevereiro, seguindo as recomendações da Sesa e do Programa Nacional de Vacinação de 2023 do Ministério da Saúde.