ESP/CE projeta formações a partir de parceria com Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará

5 de abril de 2023 - 15:48 # # #

Texto: Daniel Araújo | Fotos: Raiane Ferreira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou nesta quarta-feira (5) diálogos com membros do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (Dsei).

Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de futuras parcerias entre as instituições para a oferta de capacitações aos profissionais que atuam dentro do órgão, que é vinculado ao Ministério da Saúde. O coordenador do Dsei, Lucas Guerra, afirma que encontrou na ESP/CE o perfil de abertura e alinhamento para a proposição desse trabalho conjunto. 

Temos a esperança de que essa parceria garanta acesso à estrutura formativa que a ESP/CE apresenta, bem como garanta que a cosmovisão indígena seja apresentada dentro da Escola. A ideia é qualificarmos cada vez mais nosso trabalho e atendimentos  através dos processos continuados de formação”, reforçou. 

De acordo com Guerra, o distrito por ele coordenado conta atualmente com 24 equipes multidisciplinares de Saúde Indígena que atuam em 17 municípios cearenses dividindo-se em 9 pólos-base. Ao todo, a equipe atende cerca de 28 mil pessoas cadastradas. 

O gestor destacou ainda a relevância das capacitações dos profissionais que acompanham essas comunidades em aliança com futuras pactuações de novos programas, como a inclusão de uma especialidade de Saúde Indígena nos programas de Residência em Saúde da Escola.  

Isso seria uma grande referência na formação de profissionais que consigam entender as especificidades da Atenção à Saúde Indígena, entendendo as culturas, tradições, como aquelas relacionadas, por exemplo, ao diálogo com a medicina tradicional dos povos indígenas”, exemplifica.   

A partir do encontro ocorrido na ESP/CE, a instituição irá elaborar um termo de parceria entre a autarquia estadual e o Distrito Sanitário Especial Indígena para a formalização desses projetos futuros. 

Da reunião desta quarta-feira (5) participaram o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, a diretora de Educação e Extensão, Olivia Bessa, a futura diretora de Educação em Saúde, Suzyane Barcelos; o gerente de Educação Permanente em Saúde, Fabrício Martins; além do coordenador do Dsei, Lucas Guerra; que esteve acompanhado de membros do Distrito Sanitário Especial.