ESP/CE participa de conferência municipal em Guaiúba e discute propostas para políticas de saúde

4 de abril de 2023 - 12:16 # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: arquivo pessoal

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) participou, nessa segunda-feira (3), da 10ª Conferência Municipal de Saúde do município de Guaiúba. Na ocasião, a colaboradora da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (Dides) da autarquia, Leni Nobre, representou a instituição e ministrou a palestra magna do evento.

A gestora discutiu sobre a importância da participação social nos temas relacionados à saúde, seja por meio dos próprios usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos trabalhadores da Saúde, dos prestadores de serviços na área ou da gestão governamental.

Para que possamos fazer novas manhãs do Brasil que queremos, é fundamental refletir sobre o País que temos. Além de entendermos de quem são as responsabilidades pelo esfacelamento dos compromissos institucionais impostos à nação, particularmente nos últimos quatro anos”, destacou Nobre.

A Conferência

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia“, a 10ª Conferência Municipal de Saúde representou o fechamento de uma extensa agenda de reuniões ocorridas ao longo do mês de março. Ao todo, o município realizou seis pré-conferências. Os encaminhamentos desses encontros foram apresentados na reunião geral dessa segunda (3).

A conferência municipal realizada em Guaiúba está alinhada à construção de propostas que serão destinadas às etapas estadual, que ocorre em 29 e 30 de maio de 2023 no Ceará, e à etapa nacional, prevista para acontecer de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

Para mais informações, acesse a página do Conselho Nacional de Saúde.