ESP/CE discute inclusão da especialidade de fisioterapia traumato-ortopédica no seu Programa de Residência Multiprofissional

3 de abril de 2023 - 08:17 # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

A Escola de Saúde Pública do Ceará esteve reunida na tarde da última sexta-feira (31) com membros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito – 6). Os profissionais foram recebidos pela equipe da superintendência da ESP e representantes da Diretoria de Educação e Extensão da Escola.

Durante a agenda, foi discutida a possibilidade de inclusão da especialidade de fisioterapia traumato-ortopédica dentro do atual Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti) da autarquia.

LEIA TAMBÉM: ESP/CE participa de encontro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família

Uma comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará também tem debatido sobre essa demanda junto ao Conselho e à Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Abrafito).

De acordo com as instituições, a inclusão da especialidade no programa de Residência em Saúde da ESP representaria um importante reforço no campo da prevenção e tratamento de distúrbios, uma vez que essas intervenções estariam, posteriormente, incluídas nas práticas dos residentes ao longo do seu processo formativo.

Participaram da reunião representando a ESP/CE: a diretora de Educação e Extensão da ESP, Olivia Bessa; a assistente de Gestão, Sarah Mendes D’Angelo; a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais, Jamisse Araújo; a coordenadora de Gestão Acadêmica do Programa de Residência Multiprofissional da ESP/CE; o tutor do Núcleo Docente Estruturante da Resmulti, Edmilson Gomes.

Já em nome da Abrafito e do Crefito participaram respectivamente os presidentes das instituições, Fleury Uchoa Santos Júnior e Jacques Eanes Esmeraldo Melo.