Secretária Tânia Coelho é reconhecida por sua atuação na promoção da saúde de crianças e adolescentes

13 de março de 2023 - 09:43 # # # # #

Ascom Sesa -Texto | Natanael Feitosa/Sopai - Fotos

Uma solenidade na manhã da última sexta-feira (10) no Hospital Infantil Filantrópico Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), localizado no bairro Carlito Pamplona, teve como destaque os trabalhos em defesa da saúde de crianças e adolescentes realizados pela titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a médica infectologista Tânia Mara Silva Coelho.

O evento reuniu diretores de unidades, profissionais da Pediatria, parlamentares e autoridades, e contou com programação especial em reconhecimento à trajetória da gestora.

Na ocasião, Tânia Coelho relembrou suas raízes e destacou o incentivo de sua mãe, Maria da Conceição, para sua educação, autonomia e formação. “Eu me orgulho muito por tudo que aprendi e passei, pois creio que me fez uma pessoa forte e empática, preparada para ocupar o cargo em que estou hoje. Sempre digo que, para estar à frente da Saúde, é preciso acreditar no propósito de transformar a vida das pessoas”, discursou emocionada.

Joana Gurgel, secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, destacou a assertividade nas posturas da titular da pasta

Os sentimentos de coragem e ousadia foram virtudes citadas pelos presentes. Joana Gurgel, secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, destacou a assertividade nas posturas de Coelho. “Tânia é uma pessoa humana que escuta e acolhe toda e qualquer questão que chega ao seu conhecimento”, reconheceu.

A diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, ressaltou o papel da secretária junto à unidade

A médica pediatra Fábia Linhares, que é diretora-geral do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade que integra a Rede Sesa, ressaltou o papel da secretária junto à unidade. “É uma mulher que não foge à luta, que sempre esteve ao lado da gente, principalmente nos momentos difíceis. Ela é presente, comprometida e, acima de tudo, ela une dois grandes fatores: o de ser técnica e política. É uma alegria participar dessa homenagem”, disse.

Presente no evento, Anamaria Cavalcante, primeira secretária da Saúde do Ceará, reconheceu as competências de Tânia Coelho

A solenidade viabilizou um encontro significativo entre as únicas mulheres que geriram a pasta estadual. Presente no evento, Anamaria Cavalcante, que ocupou o cargo de secretária de Saúde do Ceará há quase 30 anos, reconheceu as competências de Tânia Coelho e desejou um bom trabalho.

“É uma alegria que a equipe do Sopai viabilizou este dia para homenagearmos essa mulher que certamente fará a diferença. Quando essa atenção é iniciada na infância, conseguimos perceber o olhar atento e cuidadoso dela”, parabenizou Cavalcante.

Da esquerda para a direita: Anamaria Cavalcante, Tânia Coelho, Fabrício Cesar e Luís Eugênio França Pequeno

Cinara Neves, intensivista pediátrica no Sopai e coordenadora médica da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Hias, falou sobre a importância da parceria entre os hospitais, em especial no que tange o cuidado e a atenção às crianças com condições crônicas complexas.

“A possibilidade da gente prestar assistência de qualidade e resolver, de fato, com uma linha de cuidado é uma grande conquista. É uma honra trabalhar nessas equipes e agradecer o olhar sensível da nossa gestão à Pediatria”, comentou Neves.