ESP/CE inicia inscrições para curso sobre comunicação de más notícias nesta segunda (6)

6 de março de 2023 - 14:35 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Rafael Medeiros

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (10) para o Curso Introdutório à Comunicação de Notícias Difíceis. A capacitação será ofertada pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional, por meio do Centro de Simulação em Saúde (CSS), entre os dias 14 a 26 de março de 2023

Qualquer profissional da saúde interessado na temática pode participar da iniciativa. As inscrições podem ser feitas online. Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas imediatas e uma vaga para formação de cadastro de reserva para turmas futuras. Os candidatos receberão a confirmação do cadastro até 13 de março. 

A capacitação tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades necessárias para tornar a comunicação interpessoal, verbal e não verbal utilizada na transmissão de notícias difíceis, além de garantir um processo suportável e acolhedor ao paciente e a sua rede de apoio. 

Ainda de acordo com a equipe pedagógica, a capacitação visa também contribuir  com o planejamento adequado das intervenções para acolher os indivíduos em seus aspectos biopsicossociais e espirituais garantindo uma forma menos traumática de conduzir o anúncio de uma notícia difícil.

O curso será composto de uma parte teórica realizada em ambiente virtual e outra de natureza prática, a ser realizada presencialmente por meio de atividades de simulação em saúde. A ideia é que, ao fim da formação, o profissional esteja apto a realizar uma comunicação efetiva frente ao contexto de notícias difíceis que envolvam pacientes, familiares e equipe interprofissional.

Capacitação profissional 

A comunicação de uma má notícia no contexto da saúde exige determinado treinamento e um direcionamento adequado no trato com o tema. Estudos baseados em evidências sugerem que habilidades de comunicação podem ser ensinadas. Uma melhor relação profissional-paciente permite que as pessoas envolvidas se sintam cuidadas, melhorando sua compreensão acerca da doença e do seu prognóstico, aumentando a adesão ao tratamento.  

 

Serviço

Curso Introdutório à Comunicação de Notícias Difíceis
Inscrições: de 6 a 10 de março
Inscreva-se