Centro de Simulação em Saúde da ESP conclui nova turma do Curso de Formação de Facilitadores em Simulação Clínica

2 de março de 2023 - 15:05 # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), concluiu nesta quinta-feira (2) a segunda turma do Curso de Formação de Facilitadores em Simulação Clínica. A capacitação foi ofertada pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional da ESP e seu Centro de Simulação em Saúde (CSS). 

Participaram do projeto docentes que atuam com atividades multiprofissionais na área da saúde, profissionais do Colegiado para o Desenvolvimento Educacional (Codes) da Escola, além de docentes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento Docente do centro e é coordenada pela assistente educacional, Julyana Freitas.

O curso tem como objetivo a formação de facilitadores para atividades educacionais com ênfase na simulação clínica. Durante o treinamento, os participantes simulam algumas situações de atendimento clínico em diferentes cenários de saúde. 

Durante o treinamento, os participantes simulam algumas situações de atendimento clínico em diferentes cenários de saúde

O gerente do CSS, Rafael Dantas, fala sobre a formação do ponto de vista do projeto de desenvolvimento docente da ESP. “Com essa capacitação nós conseguimos treinar e qualificar docentes em distintas funções como preceptores, facilitadores, instrutores e conseguimos desenvolver competências educacionais de modo que eles saem desse curso aptos a elaborar um cenário no seu campo de atuação junto aos seus residentes, seus discentes”, conclui

Além de um componente teórico, o curso engloba atividades práticas no uso de um simulador de alta fidelidade, recém-adquirido pela diretoria e utilizado nas capacitações feitas pelo CSS. “A simulação clínica proporciona um ambiente seguro de aprendizagem para esses profissionais da saúde, o que favorece a curva de aprendizagem onde aquele profissional vai desenvolver habilidades de comunicação, atividades psicomotoras, desenvolver competências de trabalho em equipe e interdisciplinar”, completa.  

Serviço

Saiba mais sobre o Curso de Formação de Facilitadores em Simulação Clínica