ESP/CE e Cosems/CE se reúnem para fortalecer formações e capacitações nos municípios

14 de fevereiro de 2023 - 15:01 # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras Mario Cabral (Ascom Cosems-CE) Fotos: Ariane Cajazeiras

Reunião ocorreu na sede da ESP/CE

Representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), reuniram-se, nessa segunda-feira (13), com a Diretoria Executiva do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) para discutir demandas municipais relativas à formação de profissionais, residências médicas e multiprofissionais, cursos de capacitação para agentes comunitários em Saúde (ACSs) e agentes de Combate às Endemias (ACEs), dentre outras.

Estiveram presentes, na ocasião, o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; a diretora de Educação e Extensão, Olivia Bessa; a gerente de Pós-graduação em Saúde, Alciléa Leite; a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais, Jamisse Araújo; o tutor do Núcleo Docente Estruturante do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Edmilson Silva Gomes; a tutora do Programa Saúde da Família e Comunidade, Nara Iury Oliveira; e o psicólogo, Jadson Franco.

Superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, e presidente do Cosems/CE Sayonara Cidade

Já o Cosems-CE foi representado pela presidente Sayonara Cidade; vice-presidente, Rilson Andrade; secretária geral, Zuila Maciel; e pelo secretário de Articulação Interinstitucional, Reginaldo Chagas.

Com o objetivo de aproximar as agendas e necessidades dos municípios, a ESP/CE deverá participar, também, da próxima Reunião Ampliada, momento em que os gestores poderão conhecer os programas e cursos ofertados pela autarquia. A reunião é promovida periodicamente pela entidade e reúne os gestores municipais de saúde. A interlocução entre as instituições terá como representantes o secretário de articulação interinstitucional do Cosems-CE, Reginaldo Chagas, e a assistente de Gestão da ESP/CE, Sarah Mendes.