ESP/CE participa de Encontro de Gestores do Conselho Estadual das Secretarias de Saúde

27 de janeiro de 2023 - 16:43 # # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras | Fotos: Mario Cabral e Rodrigo Santiago

Compôs a mesa de abertura o superintendente da ESP, Luciano Pamplona (Foto: Mario Cabral)

A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) participou, nesta sexta-feira (27), do 1º Encontro de Gestores 2023 do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). O evento ocorreu no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, em Fortaleza.

Compôs a mesa de abertura o superintendente da autarquia, Luciano Pamplona, que assumiu o comando do equipamento na última quarta-feira (25), com a proposta de fortalecer a Atenção Primária, os trabalhos em Educação Permanente no Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação de gestores públicos. A Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, também esteve presente e fez a primeira palestra do encontro: Os Desafios dos 100 Primeiros Dias da Gestão Estadual.

(Foto: Mario Cabral)

Gestores de todas as regiões do Ceará acompanharam e contribuíram com as discussões ao longo do dia. Além da titular da Sesa, falaram pela manhã: Blenda Leite, assessora técnica do Conasems, abordando a Lei Complementar n. 197/22 e 172/20 – Regras para transposição e transferências dos saldos remanescentes do SUS; Wilames Freire, presidente do Conasems, que explanou Os Desafios da Nova Gestão da Saúde Pública nas Duas Esferas de Governo.

Já no período da tarde, os Instrumentos de Planejamento pautaram a fala da presidente do Cosems-CE, Sayonara Cidade. Em seguida, José Wesmey da Silva, controlador do Tribunal de Contas do Estado (TCE), expôs o tema Controle Externo: Fiscalização do Tribunal de Contas na Aplicação dos Recursos na Saúde. O encontro foi encerrado pelo diretor da Alfa Contabilidade, José Wellington. Ele abordou o Controle Interno aplicado às Secretarias de Saúde.

Gestores de todas as regiões do Ceará acompanharam e contribuíram com as discussões ao longo do dia (foto: Rodrigo Santiago)