ESP/CE apresenta seu Observatório de Educação Permanente em Saúde

16 de dezembro de 2022 - 10:00 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A apresentação ocorreu de forma remota com transmissão no canal oficial do You Tube da ESP/CE

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou nesta quarta-feira (14), o lançamento de mais um importante instrumento para fortalecer a Educação Permanente em Saúde no Ceará. Trata-se do Observatório de Educação Permanente em Saúde (Observa EPS). A apresentação ocorreu de forma remota com transmissão no canal oficial do You Tube da ESP/CE

Idealizado em 2019,  o projeto mobiliza gestores, trabalhadores, profissionais de saúde, pesquisadores e usuários do Sistema Único de Saúde da capital e dos municípios do interior do Estado, através do espaço de busca de conhecimento e troca de informação qualificada.

O projeto vem para contribuir com o direcionamento e avanço das políticas e programas de Educação Permanente em Saúde (EPS) no Estado. Ou seja,  existe para ser uma ambiência de práticas colaborativas, da troca de experiências e vivências dos trabalhadores e profissionais da saúde, no intuito de aproximar pessoas com interesse em educação permanente em Saúde no Ceará.

A coordenadora do ObservaEPS, Glaucia Posso, explica que o site foi estruturado e organizado pela ESP/CE na intenção de atender uma  demanda do Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde (Pceps), além de constituir um espaço colaborativo, de armazenamento, divulgação e acompanhamento de produção de conhecimento no estado do Ceará.

“Essa é uma proposta que contribuir para a democratização e vinculação de todas as ações de EPS do Ceará”, reforça, Glaucia Posso, ao complementar que em breve também serão divulgados no site do Observatório todos os cursos e eventos de Educação Permanente em Saúde que aconteceram ou que acontecerão no estado do Ceará.

O projeto

Realizado pela Diretoria de Educação e Extensão (Deduc) da ESP/CE por meio da sua Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), o ObservaEPS é constituído por gestores de projetos da autarquia estadual, profissionais da saúde, docentes, designers, comunicadores e programadores a fim de captar, produzir, analisar e disponibilizar dados e informações sobre os distintos aspectos de saúde.