VIII ExpoESP: inovação e pesquisa em saúde marcam agenda de atividades do congresso

14 de novembro de 2022 - 14:32 # # # #

Texto: Daniel Araújo | Arte gráfica: Deborah Muniz

Chegando em sua oitava edição, a ExpoESP de 2022 vai discutir a construção de um Sistema de Saúde Inteligente. Promovida pela Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), entre os dias 17 e 19 de novembro, o evento compartilhará também seus principais avanços nas áreas de pesquisa, educação e inovação. Dentro da programação, uma série de pequenos eventos será oferecida ao público inscrito. 

No dia 18 de novembro, por exemplo, o congresso colocará em pauta os temas do desenvolvimento educacional e da pesquisa em conformidade com os eixos da tecnologia e inovação em saúde. Por meio do I Simpósio de Simulação em Saúde da ESP/CE, um conjunto de conferências vai discutir algumas das principais propostas e experiências do campo.

Ao todo, serão seis palestras e uma mesa-redonda relacionadas ao uso da simulação em saúde, com as seguintes abordagens: capacitação docente para o uso da simulação; seu uso no contexto do ensino privado e sua aplicabilidade prática na capacitação profissional; e o alto impacto e o baixo custo possível com o uso da Simulação Clínica. 

Os painéis contarão com a presença de gestores da ESP/CE e convidados com experiência profissional internacional na área da saúde. Estarão na programação, Juan Cosquillo Mejia, médico-cirurgião com participação em treinamentos na área de Transplante Cardíaco e Assistência Circulatória Mecânica na Europa, América do Norte e América Latina, além de docentes da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, como Thomaz Bittencourt Couto; e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Centro Universitário Christus (Unichristus).

Pesquisa em Saúde

Os debates sobre as pesquisas desenvolvidas tanto no território cearense quanto em outras regiões do Brasil serão apresentados também na sexta-feira (18). A conferência “Encontro de Periódicos Científicos do Ceará”, discutirá os principais desafios e as possibilidades presentes no trabalho dos editores científicos no país. 

No mesmo dia, ocorre o lançamento da portaria de criação da Rede de Pesquisa Clínica do Ceará (Repclin). Com seus trabalhos iniciados ainda em outubro de 2020, durante a pandemia da covid-19, o projeto objetiva apoiar, fortalecer e integrar o desenvolvimento da pesquisa clínica em Fortaleza e demais regiões do Ceará.

Integram ainda os encontros sobre o campo da pesquisa em saúde as palestras: “Previne Brasil: entendendo a importância dos registros e seus indicadores”; a mesa-redonda: “Pesquisa Clínica no Brasil”, o mini-curso: manejo de Dados e LGPD na Pesquisa em Saúde. Também haverá apresentações de trabalhos científicos ao longo dos três dias de evento. 

Serviço

VIII ExpoESP
Quando: de 17 a 19 de novembro
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz) – portão C, Mezanino 2
Inscreva-se e acesse a programação