ESP/CE apresenta prévia de pesquisa sobre Elmo em Congresso nacional
14 de outubro de 2022 - 14:19 #Capacete Elmo #Congresso #pesquisa #Respiração Assistida
Texto: Juliana Marques | Imagem: Foto/divulgação

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, durante seu momento de fala no Congresso
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) esteve presente no 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e 16º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, em Campinas (SP). Um dos palestrantes convidados, o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, apresentou uma prévia da pesquisa Elmo Registry, desenvolvida pela Gerência de Pesquisa em Saúde da Escola.
“O estudo visa descrever os efeitos da utilização do capacete Elmo em pacientes com insuficiência respiratória por Covid-19, por meio de um acompanhamento dos prontuários de todos os pacientes que utilizaram o dispositivo”, explica o gestor da área, Jadson Franco. Até o momento, a pesquisa é realizada no hospital Leonardo Da Vinci, Hospital de Messejana e em uma unidade da rede privada de saúde complementar, em Fortaleza.
A pesquisa permitirá compreender melhor os fatores associados a bons resultados com o uso do ELMO, identificando padrões e possibilitando futuros estudos clínicos. A expectativa é que os dados mostrem os efeitos do ELMO no tratamento dos pacientes de forma sistemática e padronizada, revelando sobre a história clínica, eficácia, segurança, modos, tempo de uso, ocorrência de eventos adversos e os preditores precoces de falha. O estudo começou em março e deve ser concluído em dezembro deste ano.
Durante o evento, Marcelo Alcantara falou não só da pesquisa, mas também da experiência com o Elmo no estado, seu desenvolvimento e ainda debateu casos clínicos.
O capacete Elmo é fruto de força-tarefa composta pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Fiec, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará); UFC; e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.
Congresso
O Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia é o maior evento de Medicina Respiratória de todo hemisfério sul e um dos maiores do mundo e voltou este ano em seu formato presencial.
O Congresso tem uma programação que leva em consideração os desafios da prática médica diária, os avanços do conhecimento científico na área da Medicina Respiratória, a excelência e diversidade dos palestrantes e congressistas, os aspirantes e novos pneumologistas, o estímulo à pesquisa, ensino e aprendizado e as necessárias interação e congregação entre os pares.