“Orgulho LGBTQIAP+: pelo direito de ser” é tema do “Papo SUS” desta terça (28)

27 de junho de 2022 - 16:56 # # #

Texto: Juliana Marques | Arte gráfica: Júlio Lopes


Nesta terça-feira (28), comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. A data simboliza a luta e a resistência de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e de pessoas com outras orientações sexuais e identidades de gênero que enfrentam o preconceito e a violação de direitos humanos. 

Segundo o novo relatório produzido pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+o Brasil, pelo quarto ano consecutivo, está no topo do ranking dos países que mais matam pessoas da comunidade. Apesar de os dados serem alarmantes, têm-se percebido ao longo dos anos, ainda que incipiente, mais envolvimento de instituições e figuras públicas no combate à discriminação.

Para ampliar a discussão acerca do assunto, o Papo SUS desta terça-feira (28) abordará o tema Orgulho LGBTQIAP+: pelo direito de ser. A transmissão ocorrerá às 19h30, no perfil oficial do Instagram da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O bate-papo contará com a participação do psicólogo e especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Theofilo Gravinis; da jornalista e ativista da ONG Mães da Resistência, Mara Magalhães; e do editor de conteúdo da Sesa e criador do Guia de DiversidadeCaio Faheina. A mediação será feita pela gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Guia da Diversidade

Guia de Diversidade – Igualdade no serviço público de saúde do Ceará é um documento que busca conscientizar trabalhadores da Rede Sesa para uma assistência mais qualificada e humanizada à comunidade LGBTQIAP+.

O material considera, por exemplo, a Lei Nº 19.649, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 30 de julho de 2020, que assegura às pessoas transgênero o direito à identificação pelo nome social em atos e procedimentos realizados na administração pública direta e indireta no âmbito da saúde, do ensino, da previdência social e da relação de consumo. A regulamentação reforça o que já era assegurado no Ceará por decreto estadual desde 2018.

Serviço

“Papo SUS”
Tema: Orgulho LGBTQIAP+: pelo direito de ser
Quando: terça-feira (28), às 19h30
Acompanhe no perfil da ESP/CE no Instagram