Papo Saúde ESP discute como a simulação em saúde potencializa a formação em saúde no Ceará

20 de junho de 2022 - 16:33 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Raiane Ferreira

A simulação em saúde já é uma realidade no âmbito dos serviços realizados na Rede de Saúde do Estado do Ceará desde 2020. Isso porque a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza treinamentos práticos em ambiente específico para profissionais da saúde, em que se possibilita o erro sem causar danos ao paciente, através do Centro de Simulação em Saúde (CSS). Agora, em caráter pioneiro, o CSS da ESP/CE vai passar por um importante aperfeiçoamento.

O lançamento oficial deste projeto ocorrerá nesta quarta-feira (22) em solenidade que contará com a participação de profissionais da saúde, gestores, pesquisadores e acadêmicos cearenses. O assunto será tema do Papo Saúde ESP desta terça-feira (21). A transmissão ocorre a partir das 19h30 no perfil da ESP no Instagram (@espceara). 

Para falar detalhes sobre esse trabalho, a ser desenvolvido em contrato firmado com o Hospital Israelita Albert Einstein, receberemos o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara; o diretor de Desenvolvimento Educacional da Escola, José Batista Tomaz; a assistente educacional em Simulação Clínica da ESP/CE, Julyana Freitas; e o médico especialista do Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein, Thomaz Bittencourt Couto.

Entre os assuntos discutidos nesta live, estarão a contribuição da simulação na saúde para a segurança do paciente, a atuação da ESP no uso desse recurso, como se dá o treinamento de profissionais, que equipamentos se usa nesses ambientes, quais são as referências de Centros do tipo ao redor do Brasil e do mundo, entre outros.

A expectativa é que o CSS da ESP se torne uma referência no Ceará no ensino com práticas tecnológicas realísticas voltadas para especialistas da área da saúde.

Parcerias

A ideia de qualificar o Centro de Simulação em Saúde da ESP, surgiu ainda em 2020. Na intenção de buscar parcerias com instituições que já tivessem experiência na implantação de centros especializados em simulações realísticas, a autarquia estadual iniciou o diálogo com o Albert Einstein, que mantém o único centro acreditado internacionalmente, nessa área, no Brasil.

Simulação em Saúde

A simulação realística na área da saúde surge como uma forma de melhorar a performance dos profissionais da área e prevenir as causas que provocam falhas durante os procedimentos. A consciência situacional, tomada de decisões e gerenciamento de conflitos tornam-se habilidades essenciais em atividades de alto risco, como as do serviço de saúde.

É nesse contexto que a simulação realística aparece como uma estratégia utilizada tanto em laboratórios de ensino quanto nos centros de simulações a fim de proporcionar todo um ambiente reflexivo para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao cuidado centrado no paciente e nos resultados que envolvem esse processo.

 

Serviço

“Papo Saúde ESP”
Tema: Simulação em Saúde: da formação ao aperfeiçoamento das práticas no serviço
Quando: terça-feira (21), às 19h30
Convidados:
Marcelo Alcantara – superintendente da ESP/CE
José Batista Tomaz – diretor de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE
Julyana Freitas – assistente educacional em Simulação Clínica da ESP/CE
Thomaz Bittencourt Couto – médico especialista do Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein
Acompanhe no perfil da ESP/CE no Instagram