ESP/CE apresenta nova estrutura organizacional ao Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau)

15 de junho de 2022 - 16:35 # # # #

Texto e fotos: Ariane Cajazeiras

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), apresentou, na tarde desta quarta-feira (15), durante a 494º reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), seu balanço de entregas e novo organogramaaprovado no início deste ano. A apresentação foi realizada pelo superintendente da autarquia, Marcelo Alcantara, e está disponível no canal do Conselho no Youtube.

Em seu discurso, o superintendente listou eixos que norteiam a autarquia. Em maio de 2021, a ESP/CE constituiu-se como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), cuja finalidade é desenvolver atividades no campo do ensino, da extensão, inteligência, pesquisa básica ou aplicada de caráter científico. Assim, a instituição renovou sua estrutura e o seu modelo de negócio, organizando-se a partir de eixos estratégicos para as suas novas ações: Educação e Extensão; Desenvolvimento Educacional; Pesquisa em Saúde; Inovação e Tecnologia; Inteligência em Saúde; e Gestão e Governança.

Foram apresentados, ainda, alguns produtos inovadores, como o aplicativo voltado para profissionais de saúde, iSUS, e o capacete de respiração assistida Elmo. A conselheira representante dos profissionais de saúde, Sulei Macedo, agradeceu ao idealizadores do capacete, fazendo um relato de paciente que utilizou com sucesso o equipamento em município do interior do estado: “A emoção que ele (o paciente) falou desse capacete é para a gente levar o testemunho para onde passar, pois foi muito gratificante ver a lágrima correr no canto do olho, por ele ter sido curado com o auxílio do capacete Elmo“.

Marcelo Alcantara finalizou a apresentação citando a fragilidade decorrente da falta de um quadro de pessoal efetivo, problema que acompanha a autarquia desde sua criação, na década de 1990. “Como uma Escola que entrega tudo o que expusemos aqui não tem um quadro de profissionais próprio, nunca teve um concurso sequer? Não há um quadro na Escola com carreira. Tudo isso que a ESP entrega é frágil porque os vínculos são precários“, finalizou o gestor, destacando que a ESP/CE está finalizando um Plano de Cargos e Carreiras para a instituição.

Os conselheiros também tiveram momento de fala e frisaram a importância da comunicação entre a autarquia e os membros do Cesau. Para a secretária-geral do Cesau, Antônia Márcia da Silva Mesquita, “é fundamental que a Escola tenha essa estabilidade e um corpo técnico precisa ter estabilidade, senão não anda“.

Sobre o Cesau

O Conselho é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), com jurisdição em todo o território estadual.

O Cesau/CE atua na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Estadual de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.