Casa de Cuidados do Ceará chega ao seu primeiro ano de funcionamento com mais de 500 pacientes atendidos

15 de junho de 2022 - 10:49 # # #

Assessoria de Comunicação da CCC Texto: Márcia Catunda Fotos: Divulgação/CCC

Desde sua implementação, em 24 de junho de 2021, 548 pacientes receberam assistência no espaço; destes, 420 receberam alta e 128 continuam sendo acompanhadas na unidade

 

Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), completa um ano de funcionamento neste mês de junho. Para celebrar a data, a equipe do complexo preparou uma programação – em clima de São João – para esta quarta-feira (15).

>> LEIA TAMBÉM: Para além da dor: primeiro episódio da websérie mostra a importância do paliativismo na Casa de Cuidados do Ceará

Desde sua implementação, em 24 de junho de 2021548 pacientes receberam assistência no espaço. Destes, 420 receberam alta. As outras 128 pessoas continuam sendo acompanhadas na unidade. Dentre os principais perfis de quem atualmente segue na Casa, estão pacientes com doenças neurodegenerativas, acidente vascular cerebral (AVC), trauma ou encefalopatia hipóxico-isquêmico.

De acordo com a diretora da CCC, Ursula Wille Campos, a chegada do primeiro ano do equipamento representa muito orgulho e satisfação para toda a equipe. “Fizemos muita coisa, vivemos muitos momentos especiais com as equipes, os pacientes e as famílias. Mostramos que é possível fazer a diferença e reabilitar, inclusive, doentes graves e altamente dependentes. Contamos com a ajuda e criatividade de toda equipe pioneira para construir esse projeto. Hoje, vejo que a CCC já é uma realidade e já tem o seu lugar na rede estadual de Saúde. Fico muito feliz por isso”, comenta.

Desospitalização

O objetivo do equipamento acompanha uma tendência mundial para a desospitalização precoce a fim de evitar a lotação em unidades hospitalares de emergência e, assim, liberar leitos para pacientes com diagnósticos mais severos. A diminuição do tempo de permanência no ambiente hospitalar reduz, ainda, chances de complicações e proporciona um tratamento mais adequado, respeitando protocolos de segurança.

Dentre os benefícios oferecidos pelo espaço, estão: otimização dos leitos hospitalares; diminuição dos riscos de infecção; humanização no atendimento; assistência a familiares; além da promoção de transição do paciente para o domicílio e prevenção de novas internações.

Usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) que adentram o equipamento possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente.

Balanço

Nesse período, a equipe implantou vários programas de sucesso, como os projetos Pôr do SolSensaçõesTalentar e Zen, além de Sessão PipocaGrupo Terapêutico de Cuidadores e Leitura em Movimento. O mais recente é o Papo Ventilado, que busca promover rodas de conversa com pacientes e cuidadores sobre ventilação mecânica.

“O nosso plano é consolidar a CCC na área de Reabilitação e Cuidados Paliativos e elaborar mais projetos visando à educação de cuidadores e profissionais. Vamos ampliar o perfil dos nossos assistidos e também atender pacientes pediátricos em uma área destinada para crianças e familiares. Queremos divulgar esse modelo de assistência e ampliar o projeto para novas unidades. Estamos projetando, ainda, crescer na área de Ensino e Pesquisa, envolvendo estagiários e universidades”, adianta a diretora.