Papo SUS: aplicabilidade da epidemiologia no sistema de saúde é tema de live nesta terça (17)

16 de maio de 2022 - 14:04 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica; Raiane Ferreira

Entendida como uma área essencial para a investigação e análise de fatores de riscos e agravos em saúde no Brasil, a epidemiologia é uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas quais os conceitos que envolvem a sua aplicabilidade no dia a dia do sistema e como o cidadão pode sentir os efeitos de sua ação na dinâmica da saúde pública brasileira? Essas e outras questões sobre o tema serão discutidas no Papo SUS desta semana.

Realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a live ocorre nesta terça-feira (17) no perfil do Instagram (@espceara) a partir das 19h00.

As convidadas para este papo são a enfermeira e Mestra em Saúde Pública, Sarah Mendes; a epidemiologista e Mestra em Saúde Coletiva, Ana Rita Cardoso; e o Epidemiologista e Doutor em Saúde Pública, Jonas Brant. A mediação será da gerente de Gerente de Extensão em Saúde da Escola, Luciana Rocha.

Ao longo de uma hora, os convidados conversarão sobre o tema a partir de um debate sobre como a epidemiologia pode ser entendida como o estudo que permite os controles dos problemas de saúde no território brasileiro, no seu papel para o desenvolvimento de estratégias de promoção e proteção à saúde no Brasil e como ela se coloca como uma proposta da educação permanente para os profissionais que atuam como epidemiologistas no País.

EpiSUS

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), foi implantado no Brasil no ano 2000. Executado no âmbito federal das ações de vigilância em saúde, a iniciativa veio com a proposta de fortalecer a capacidade nacional de resposta às emergências em saúde pública.

O EpiSUS-Fundamental representa o primeiro de três níveis de treinamento de uma estratégia denominada Field Epidemiology Training Program (FETP), com duração de 12 semanas e adoção da mesma essência dos demais níveis, de ser um treinamento em serviço.

No Ceará, o projeto teve início em 2017 com a realização das primeiras turmas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Itaitinga. Por meio de uma parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa (Coprom), a formação passou a ser ofertada também em outras regiões do interior do Estado.

“Papo SUS” – Como a Epidemiologia se aplica ao SUS?
Quando: terça-feira (17), a partir das 19h00
Onde: perfil oficial da ESP/CE no Instagram