Cinema, arte e saúde: primeiro Cine Besp reflete sobre os desafios da Enfermagem no contexto pandêmico

12 de maio de 2022 - 16:13 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz

Propondo um diálogo aberto sobre arte, cultura e saúde, o Cine Besp, iniciou suas atividades nesta quinta-feira, 12. Realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da sua Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), o evento objetiva levantar o debate acerca dos desafios que profissionais da área atravessaram, tanto nos momentos mais agudos do período pandêmico, quanto no atual momento pós-pandemia.

Para sua primeira edição, o encontro se inspirou no Dia Internacional da Enfermagem, celebrado neste 12 de maio e trouxe a exibição do documentário de curta metragem “Na linha de frente: a pandemia pelo olhar da Enfermagem“. E como a iniciativa busca também promover encontros entre as pessoas e aproximá-las de experiências que vivem e produzem em sociedade, estiveram presentes nesse primeiro momento dois profissionais da área da Enfermagem. 

Os convidados do debate foram o técnico em Enfermagem e servidor público do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Fabio de Lima Ferreira; e a enfermeira, especialista em Saúde do Trabalhador e gestora hospitalar, Liliane Lima. A apresentação foi do gerente de pesquisa da ESP, Jadson Franco, com mediação de Raiane Ferreira, realizadora audiovisual e pesquisadora de cinema.

Atentos às informações e partilhas de experiências trazidas pelo evento, estudantes do Centro de Ensino Grau Técnico lotaram a biblioteca da ESP

Durante a pandemia passamos por várias situações. Experiências que passavam pelo sentimento de gratidão até a sensação da rejeição. Vamos trabalhar pelos nossos direitos para que dentro da área da saúde possamos ter representatividade política. Sem essa consciência não iremos conseguir avançar enquanto categoria”, orientou Liliane Lima. 

Atentos às informações e partilhas de experiências trazidas pelo evento, estudantes do Centro de Ensino Grau Técnico lotaram a biblioteca da ESP. Falando diretamente aos futuros profissionais da Enfermagem, Fábio Ferreira, ressaltou o papel que a juventude tem na construção de uma nova perspectiva do fazer saúde. “Gosto de falar com profissionais da linha de frente porque é no nosso campo onde tudo acontece. E vocês são o futuro e um dos nossos incentivos para lutarmos hoje pela categoria”, enfatiza.   

Cine Besp

Idealizado no contexto das entregas da Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) por meio da Biblioteca da ESP (Besp) para o ano de 2022, o Cine Besp terá como mote de cada programação, ações ou datas comemorativas do calendário da Saúde. Realizada bimestralmente, a iniciativa integra a agenda de projetos da Besp neste ano. 

“Os profissionais da Enfermagem são centrais nos serviços de saúde e se mostraram muito importantes nesse tempo de covid-19. E hoje trazemos esse lugar da assistência, da educação e da pesquisa. Queremos aqui encorajar vocês a insistirem em produzir, pesquisar e fazer Ciência”, disse o Gerente de Pesquisa em Saúde, Jadson Franco .