ESP/CE inicia nova turma do curso EpiSUS Fundamental na Região de Sobral em 16/05

10 de maio de 2022 - 12:18 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A 13ª turma do Curso do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS – EpiSUS Fundamental iniciará suas atividades no próximo dia 16 de maio. Realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o projeto recebe inscrições até esta terça-feira (10). 

A formação destina-se  prioritariamente aos profissionais de nível superior com  atuação   em   serviço   de   saúde pública, responsáveis pela vigilância em saúde e/ou atenção primária à saúde nos municípios da Superintendência da Região de Sobral. Os ofícios de mobilização e as fichas de inscrições foram encaminhados aos respectivos públicos prioritários, via e-mail institucional. 

As vagas destinam-se a trabalhadores que prestam serviços na Superintendência da Região de Sobral: Coreaú;  Forquilha; Groaíras; Meruoca; Pires  Ferreira; Reriutaba; Senador Sá; Acaraú; Bela Cruz; Itarema; Jijoca de Jericoacoara;  Tinguá;  Guaraciaba   do   Norte; Ibiapina; São Benedito; Viçosa do Ceará; Crateús; Independência; Monsenhor Tabosa; Quiterianópolis; Tamboril;  Camocim; Granja e Martinópole.

A capacitação possui carga horária de 180 horas distribuídas em encontros em sala de aula e atividades de ensino aprendizagem no ambiente de trabalho. As aulas ocorrerão na modalidade presencial na Escola de Saúde Pública de Sobral. 

Em sua 13ª turma no Ceará, o EpiSUS objetiva a capacitar profissionais visando construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública.

EpiSUS

O EpiSUS Fundamental foi implantado no Brasil em março de 2017, por meio de um projeto-piloto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde (Tephinet) e o Centers for Disease Control and Prevention.

O projeto visa implantar um modelo piramidal de treinamentos epidemiológicos de campo no Brasil a partir de três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. No EpiSUS-Fundamental, adota-se a característica de treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando o aprimoramento das habilidades do profissional no contexto de sua atuação. 

Para mais informações, ligue para: (85) 3101.1400 ou pelo e-mail: bruna.dias@esp.ce.gov.br