I Fórum de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar discute práticas avançadas na área

10 de maio de 2022 - 10:53 # # #

texto e Fotos: Daniel Araújo

O I Fórum de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar reuniu profissionais de diferentes campos da assistência em saúde em um dia de muita partilha de conhecimentos e experiências na área. O evento ocorreu por meio de parceria entre as Secretarias da Saúde do Ceará e Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). As atividades foram realizadas na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Sesa. 

A diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, acolheu os participantes enfatizando a relevância do papel que eles assumem nas linhas de cuidado na Emergência. “Esse é um momento de enriquecimento do serviço e do ensino dessa área que cada vez mais se fortalece e a gente percebe a importância quando vemos o impacto do trabalho de cada um de vocês”, projetou.  

Realizado de modo híbrido, o evento contou com mais de 350 inscrições. A finalidade foi a de refletir sobre a liderança, o protagonismo e as práticas avançadas na Rede de Emergência no Ceará. Participaram da primeira edição do encontro gestores, profissionais, pesquisadores e estudantes da área da Saúde.

O gerente do Samu Fortaleza, Fred Arnaud, também esteve presente na mesa de abertura. Em sua fala, ele destacou a significação do evento seja para os campos do ensino seja para o treinamento de instituições como o próprio Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará). “Esse evento é um marco porque traduz a ânsia do aprendizado, do treinamento e da discussão. É assim que se faz  saúde: discutindo, debatendo, aprendendo e escrevendo”, ressaltou. 

Realizado de modo híbrido, o evento contou com mais de 350 inscrições.

Ao longo de todo o dia, o fórum trouxe uma série de mesas-redondas e palestras. Na parte da manhã, o debate ocorreu em torno do papel da enfermagem a partir do olhar do Conselho Regional de Enfermagem (Coren Ceará); do Atendimento Pré-Hospitalar – Samu 192 como espaço de formação e do protagonismo do técnico de enfermagem e do enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar. 

No período da tarde, as apresentações englobaram duas palestras, sendo uma sobre os caminhos para a valorização do exercício da enfermagem e outra sobre as especificidades do Suporte Intermediário de Vida a partir da experiência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). 

O fórum

A primeira edição do encontro ocorreu por meio de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Ceará, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará), a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Fortaleza) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).