Papo SUS reúne especialistas envolvidos na criação do capacete Elmo e destaca conquistas do projeto

21 de março de 2022 - 16:52 # # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Deborah Muniz


Duas semanas após ser eleito o melhor case de inovação do Brasil, o capacete Elmo conquistará mais um importante reconhecimento. Na próxima sexta-feira (25), a equipe de pesquisadores responsável pelo dispositivo será agraciada com a Medalha da Abolição. A comenda, instituída em 1963, homenageia o trabalho relevante de brasileiros para o estado do Ceará ou para o Brasil.

LEIA TAMBÉM: Capacete Elmo é eleito melhor case de inovação do Brasil em votação popular

Desde o início da pandemia, o equipamento tem otimizado o tratamento de pacientes com covid-19 ou outros problemas respiratórios. Segundo estimativa de especialistas, cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas com o dispositivo, que tem taxa de 60% de sucesso.

Passados os processos de conceber o capacete e implementá-lo nos hospitais, o que ainda podemos esperar deste que é um dos maiores símbolos da inovação em saúde do Estado? O que a Medalha da Abolição representa para quem está por trás do projeto? Qual o balanço da iniciativa?

Estas e outras pautas relacionadas ao Elmo serão discutidas no Papo SUS desta terça-feira (22). A live, realizada pela Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ocorrerá no Instagram (@espceara), a partir das 19h30.

Para a transmissão, foram convidados alguns membros da equipe desenvolvedora do equipamento. São eles: Marcelo Alcantara, superintendente da ESP/CE e idealizador do Elmo; Betina Tomaz, fisioterapeuta intensivista; e David Guabiraba, engenheiro clínico. Já a mediação do bate-papo virtual será de Luciana Rocha, gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE.

Durante a atividade, a população poderá tirar dúvidas e fazer apontamentos com os especialistas.

Força-tarefa Elmo

O capacete é fruto de uma ação conjunta entre o Governo do Estado do Ceará – por meio da Sesa, da ESP/CE e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) –, as Universidades de Fortaleza (Unifor) e Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará). O capacete Elmo também conta com o apoio da Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado do Ceará, a Medalha da Abolição faz referência ao ato de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. Em 25 de março de 1884, o pescador e marinheiro conhecido como Chico da Matilde teve a coragem de dizer: “a partir desta data não se embarcam mais escravos nos portos do Ceará”. Assim era decretada a abolição da escravatura no Ceará, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 1888. A atitude do cearense, que posteriormente ficou conhecido como Dragão do Mar, é a inspiração para atitudes de grandes homens e mulheres que até hoje se destacam no cenário nacional e no Ceará.

Conheça mais sobre a história de Dragão do Mar, em documentário produzido pelo programa Perfil, da TV Assembleia Ceará:

Serviço

Papo SUS
Capacete Elmo: da inovação que salva vidas à Medalha da Abolição
Quando: terça-feira (22), às 19h30
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram