ESP/CE e Idesco apresentam Rede de Inovação Aberta em reunião do Cointec

4 de março de 2022 - 16:14 # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno

Gestores da ESP/CE e Idesco apresentaram os projetos que serão desenvolvidos ou implementados por meio da Rede de Inovação

A Rede de Inovação Aberta, fruto da parceria entre Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), foi destaque na reunião mensal do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Liderado pelo membro do Conselho, Marcos Soares, o encontro, realizado nesta sexta-feira (04), marca um novo momento de diálogo entre as instituições.

Representando a ESP/CE, o superintendente, Marcelo Alcantara, e a diretora de Inovação e Tecnologias, Alice Pequeno, uniram-se ao professor Samuel Façanha, cientista-chefe de Inovação e pesquisador colaborador do Idesco. 

Na ocasião, os gestores apresentaram os projetos que serão desenvolvidos ou implementados por meio da iniciativa, como o capacete de respiração assistida Elmo, o ventilador mecânico de emergência de custo reduzido (AbanAr), o equipamento de perfusão e preservação de órgão (EPPO), entre outros. 

A Rede [de Inovação Aberta] pretende fazer com que essas tecnologias possam evoluir e chegar de forma ampla à sociedade, melhorando, assim, a saúde pública“, pontuou Façanha.

Durante sua fala, além de abordar a importância da parceria com o Idesco, o superintendente Marcelo Alcantara aproveitou para salientar a transformação que a ESP/CE vem passando ao longo dos últimos anos. “As demandas de saúde impostas, principalmente, pela pandemia, fez com que a Escola ampliasse a sua atuação, mobilizando todos os seus eixos estratégicos, como os da Inteligência e da Inovação”, explicou.

As duas entidades também enfatizaram a instalação do Laboratório de Prototipação em Saúde (LPS), a ser instalado na sede do Idesco, em Fortaleza. O equipamento será o primeiro do Nordeste com a especialidade voltada inteiramente à Saúde.

A videoconferência teve, ainda, as participações da analista de Gestão em Saúde, Cássia Pereira, e do pesquisador sênior, Wim Degrave, ambos representando a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ceará); e do vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza (Unifor), Milton de Sousa Filho.

Sobre o Cointec

O Conselho de Inovação e Tecnologia (Cointec) tem por finalidade contribuir, por meio de execução e articulação de ações e estratégias, com o desenvolvimento do processo de inovação e do fomento à competitividade do setor produtivo cearense. Também está entre as atribuições do grupo acompanhar a aplicação das políticas que dizem respeito ao desenvolvimento industrial e tecnológico, promover debate com especialistas e autoridades na área de política industrial e de inovação e avaliar as políticas públicas para o segmento.