Após ser instituído, Cisec realiza primeira reunião com a Vigilância da Sesa

6 de outubro de 2021 - 12:09 # # # # # # #

Texto e Fotos: Elon Nepomuceno

Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec) recebeu, nessa terça-feira (05), a visita da secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves. A gestora participou de reunião com o coordenador do CISEC e cientista-chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto, e o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Marcelo Alcantara.

                                     José Xavier Neto apresenta pesquisas ao grupo (Foto: Elon Nepomuceno)

No encontro, foram explanadas as ações desenvolvidas pelo equipamento ao longo dos últimos meses e as análises em curso sobre o quadro pandêmico da Covid-19 no Estado.

Desde março do ano passado, o CISEC vem atuando como um importante aliado de gestores públicos cearenses no enfrentamento ao coronavírus. Aproximadamente 50 boletins epidemiológicos, detalhando os indicadores da doença e os seus impactos no sistema público de saúde, já foram produzidos pelo Centro.

Na última quarta-feira (29), uma portaria conjunta assinada pelo secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, e o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, instituiu o CISEC. Com isso, o Centro teve o seu escopo de atividades formalizado e ganhou mais autonomia, no âmbito da administração pública.

Essa reunião com a Vigilância e Regulação da Sesa foi a primeira de uma série de encontros que devemos ter após o CISEC ser instituído. Foi uma oportunidade de entendimento, de troca de informações. A partir de agora, passamos a ter um diálogo mais eficiente, tendo acesso amplo às ações adotadas pelo órgão no enfrentamento a doenças”, avaliou o cientista-chefe José Xavier Neto.

                                      A reunião ocorreu na última terça, 05 (Foto: Elon Nepomuceno)

A reunião também contou com a presença do professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador de um estudo sobre a presença do coronavírus na rede de esgotos, André Bezerra. O especialista explicou como a pesquisa se tornou uma ferramenta de vigilância epidemiológica em seis lugares do Brasil, incluindo Fortaleza.