A atuação do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará será destaque em live

23 de junho de 2020 - 14:36 # # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte: Rayana Vasconcelos/Observatório de Fortaleza

Na próxima quinta-feira (25), às 17h, a live #ObservatóriosEmRede Ao Vivo! abordará as atividades do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará – ObservaEPS. A transmissão é uma iniciativa do Observatório de Fortaleza, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, e tem como ideia discutir temas relevantes no contexto da pandemia da Covid-19.

O idealizador do ObservaEPS e coordenador do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco, vai apresentar o ideal de trabalho do observatório. “O Observatório de Educação Permanente em Saúde tem olhado para o quadrilátero da formação: o eixo da gestão, o eixo da assistência, o eixo do ensino e do controle social. Todas as nossas pesquisas e gestão do conhecimento têm dialogado com esses quatro eixos de forma que a gente possa produzir indicadores, monitorando e construindo saberes e práticas”, destaca.

Exibição

A atuação do ObservaEPS terá como enfoque a importância de dados confiáveis no combate à pandemia no Ceará. A live é apresentada pela diretora do Observatório de Fortaleza, Cláudia Leitão, por meio do Instagram @observatoriodefortaleza.

A finalidade da live, que ocorre semanalmente, é dar visibilidade para os trabalhos desenvolvidos pela Rede de Observatórios do Ceará e de diversos observatórios do país e até do mundo. “O foco é que as pessoas conheçam como funcionam estes observatórios e quais as ações que desenvolvem e colaboram para a gestão pública”, explica a gerente do Observatório de Fortaleza, Rosana Rodrigues. Ela explica ainda que, atualmente, está em criação a Rede de Observatórios do Ceará. O próximo passo é o lançamento de uma plataforma que vai ser um espaço virtual de divulgação das produções dos observatórios.

ObservaEPS

Criado em 2019, o Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará mobiliza gestores, trabalhadores, profissionais de saúde, pesquisadores e usuários do Sistema Único de Saúde da capital e dos municípios do interior do Estado, através do espaço de busca de conhecimento e troca de informação qualificada. A partir da gestão do conhecimento torna possível programar ações mais assertivas nos serviços de saúde e contribuir com o processo de trabalho e de tomada de decisão dos gestores, por meio de indicadores e metas mensuráveis e alcançáveis.

Primeiro observatório que aborda a temática no Estado, o ObservaEPS tem como objetivos produzir, analisar e disseminar informações sobre Educação Permanente em Saúde (EPS) no Estado do Ceará. Assim como, diagnosticar as necessidades de EPS em toda a rede de saúde do Ceará e sistematizar pesquisas na área da educação em saúde para produção do conhecimento.

O observatório foi idealizado pelo Centro de Investigação Científica (CENIC) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), com a cooperação técnica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Observatório de Fortaleza

O Observatório de Fortaleza é voltado à produção, difusão e acesso à informação sobre políticas públicas. Busca influenciar as transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e científicas, qualificando a governança municipal e contribuindo para tornar Fortaleza uma cidade mais acessível, justa, acolhedora e criativa.

O Observatório de Fortaleza foi criado em 2014 e faz parte do Núcleo de Inteligência do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Entre as suas principais produções, o equipamento contribuiu para a elaboração do Plano Fortaleza 2040.